30 abril, 2024

Últimas:

Noruega autoriza sacrifício de 47 lobos e provoca indignação

Anúncios

A Noruega autorizou nesta sexta-feira o sacrifício de 47 lobos, apesar de esta ser uma espécie em perigo de extinção no país, o que provocou indignação entre os defensores dos animais. O número representa mais de dois terços de toda a população dessa espécie no país.

“Não vimos nada parecido há 100 anos, quando a política era exterminar todos os grandes carnívoros”, declarou num comunicado a ambientalista Nina Jensen, secretária-geral do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) na Noruega, denunciando um “assassinato em massa”. “Abater 70% da população de lobos não é digno de uma nação verde”, acrescentou ela no texto divulgado pelo grupo à imprensa.

Anúncios

No último inverno boreal, foram detectados entre 65 e 68 lobos nas áreas selvagens da Noruega, concentrados no Sudeste do país, segundo o órgão especializado Rovdata, e ao menos outros 25 foram localizados na fronteira com a Suécia. Além disso, entre abril e maio, época de parto das lobas, nasceu um número desconhecido de filhotes, segundo os especialistas.

Pecuaristas se queixam regularmente dos estragos que este predador causa entre seus rebanhos de ovelhas, mas ambientalistas dizem que se a “matança” acontecer, todo o esforço de preservação da espécie será jogado no lixo.

Anúncios

A caça é um esporte popular no país escandinavo. O governo tomou medidas para evitar a caça ilegal. No ano passado mais de 11 mil caçadores pediram licença para matar 16 lobos no território norueguês, de acordo com o jornal britânico “The Guardian”. São mais de 700 aspirantes por licença.

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Saúde intensificará vacinação contra a Febre Amarela

30/04/2024

Anúncios A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo enviou um Alerta Epidemiológico solicitando que...

Categorias