03 março, 2024

Últimas:

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Botucatu adere ao projeto ‘Óleo do Bem’; veja como funciona

Anúncios

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Botucatu assinou nesta segunda-feira (5) sua adesão ao projeto “Óleo do Bem”, uma promoção da TV TEM e do portal temmais.com.

A ação também tem patrocínio da Sabesp, apoio do governo do estado de São Paulo, Cetesb e prefeitura de Botucatu. A iniciativa do TEM+ conta ainda com parcerias como Instituto Triângulo e Cerol Óleo Vegetal.

Anúncios

Projeto ‘Óleo do Bem’ chega a Botucatu (Foto> Reprodução)

Anúncios

Ao todo serão instalados 34 pontos de entrega voluntária (PEV) nas escolas municipais e um na agência da Sabesp, no Poupatempo, onde a população poderá trocar um litro de óleo de cozinha usado por uma barra de sabão ecológico.

A implantação de pontos para que a população possa trocar o óleo por sabão acontecerá ainda no mês de junho.

Com essa rede de PEV, a comunidade terá uma alternativa sustentável para descartar o resíduo. Para participar basta deixar o óleo esfriar, guardar em uma garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta.

A ação também serve para evitar o descarte incorreto e a poluição dos solos, dos rios e das fontes de água da cidade.

Botucatu, com cobertura de água e esgoto atendida pela Sabesp, será a 14ª cidade a aderir ao projeto. Os outros municípios são: Araçoiaba da Serra, Assis, Campo Limpo Paulista, Fernandópolis, Itapetininga, Itapeva, Itatiba, Lins, Mirassol, São José do Rio Preto, São Roque, Votorantim e Votuporanga.

Para Maurício Tapa, superintendente da Sabesp, com a ação “as pessoas deixam de estar jogando esse óleo na rede pública, o que traz diversos prejuízos, acaba entupindo e gera muita manutenção no nosso sistema”.

Ele também destaque que, por outro lado, “você retirando esse óleo está gerando renda para outras pessoas”.

Já Carlos Agra, Gerente de Negócios TEM+, destaca que a TV TEM é a “grande promotora do projeto, então nosso jornalismo estará contando diariamente as histórias nas escolas, mostrando como as crianças vão se engajar nesse projeto e vão trazer mais sustentabilidade para nossa região”.

“A base da iniciativa é a educação, então começando pelas crianças a gente vai ter um movimento bem grande de conscientização por um mundo melhor”, completa.

Botucatu (SP) passa a ser a 14ª cidade parceira do projeto “Óleo do Bem” (Foto: Secretaria de Comunicação de Botucatu)

Óleo do Bem

Com a adesão de Botucatu, o Óleo do Bem contará com mais de 460 pontos de entrega voluntária nas cidades participantes. O projeto já reciclou 65 mil litros de óleo de cozinha usado. Para se ter ideia do impacto positivo da iniciativa, ela evitou que 1,6 bilhão de litros de água fossem poluídos.

O óleo recebido pelo projeto é transformado no sabão ecológico e em outros produtos, evitando o descarte incorreto e a poluição do solo, rios e demais fontes de água da cidade, fazendo assim o descarte correto do resíduo.

Mais informações sobre o Óleo do Bem estão disponíveis no site oficial.

G1

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 205 milhões

02/03/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.695 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (02) no...

Categorias