25 abril, 2024

Últimas:

No Dia do Goleiro, uma homenagem ao botucatuense João Marcos, que faleceu há um ano

Anúncios

Dia 26 de abril é comemorado o Dia do Goleiro e nesta data especial, o Jornal Leia Notícias lembra da história de um dos maiores goleiros da história de Botucatu, João Marcos Coelho, que nos deixou no dia 2 abril de 2020, aos 66 anos.

João Marcos Coelho da Silva foi um dos principais nomes de Botucatu que despontaram para o futebol. Viveu todo o sabor e dissabor de estar em evidência e defender equipes consideradas grandes. Foi, ao lado de Zé Maria, um dos poucos jogadores da região que tiveram o ápice ao vestir a camisa da seleção brasileira.

Anúncios

Anúncios

Em Botucatu, João Marcos começou pelo juvenil da Associação Atlética Botucatuense (AAB), depois transferiu-se ao Guarani, de Campinas. Foi o bugre quem o lançou ao futebol profissional. Suas atuações chamaram a atenção de clubes como o Noroeste, de Bauru, e posteriormente, chegaria a defender as camisas do Palmeiras- onde foi campeão do Torneio Seletivo Taça de Prata de 1981-; e finalmente o Grêmio, onde sagrou-se bicampeão gaúcho em 1985 e 1986.

O desempenho dentro de campo, além de defesas decisivas, levou João Marcos à consagração. Sete meses após ser bancado pelo técnico Rubens Minelli como titular da meta palmeirense, veio a primeira convocação para representar a Seleção Brasileira. Com Telê Santana, que comandava a Seleção Brasileira, João acumulou convocações durante três anos seguidos. Atuou em uma única partida. Foi na vitória do Brasil diante do Uruguai por 1 a 0, em 1984.

O destino para muitos jogadores pode ser cruel. E se materializam, como enredos de novelas, com um fator crucial: lesões. Foi justamente uma grave lesão no ombro que fez João Marcos antecipar a aposentadoria, em 1986, aos 33 anos. Não seria mais possível atuar com a mesma eficiência embaixo das traves.

Nos anos seguintes, passou por problemas pessoais, sofreu com a dependência ao álcool. Batalhou novamente para livrar-se do vício.

Botucatu, após encerrar a carreira, João Marcos se dedicou a projetos com crianças e jovens, como o Projeto Gol Solidário, que atendeu centenas de crianças.

O atleta teve sua trajetória retratada pelo livro “A maior de todas as defesas – a história de vida do ex-goleiro João Marcos dentro e fora do futebol”, de autoria do jornalista Érick Facioli e lançado em 2016.

Em 2019, o Jornal Leia Notícias realizou um grande evento em Botucatu, com a presença do craque Falcão, o maior jogador de Futsal de todos os tempos, e convidou João Marcos para ser o treinador da equipe de Falcão. Foi uma das últimas homenagens recebida em vida pelo histórico goleiro botucatuense.

João Marcos faleceu na manhã de uma quinta-feira, 2 de abril de 2020, aos 66 anos, no Hospital das Clínicas de Botucatu, decorrente a complicações da saúde.

Jornal Leia Notícias – com informações Terceiro Tempo

Últimas

Os CIOs globais estão preparados para expandir a IA, mas as organizações não estão tão prontas

25/04/2024

O terceiro relatório global anual de CIOs da Lenovo revela que a IA é a prioridade...

Categorias