18 abril, 2024

Últimas:

No aniversário de Piracicaba, clássico ‘Rio de Lágrimas’ ganha versão com orquestra; assista ao vídeo

Anúncios

Para comemorar o aniversário de Piracicaba (SP), integrantes da orquestra sinfônica da cidade decidiram dar uma nova versão ao clássico “Rio de Lágrimas”, do inesquecível refrão em homenagem ao rio do município, que completa 253 anos neste sábado (1º). Assista a gravação no vídeo abaixo e veja como ficou.

Na releitura em versão orquestrada, a sensibilidade dos músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) preserva cada ritmo da canção, que fala da cidade e é conhecida em todo o país. De acordo com o grupo, 60 pessoas participaram da produção do vídeo de três minutos.

Anúncios

No vídeo, oito instrumentistas da OSP aparecem nos principais cartões-postais da cidade. Em alguns trechos, mosaicos com 45 dos 60 músicos da orquestra dão ainda mais força ao arranjo orquestral. Eles gravaram a música da casa deles, assim como o maestro Jamil Maluf, regente titular do grupo.

Os arranjos da interpretação têm a assinatura de Jackson Lúcio, trompista da OSP. O roteiro e a direção artística são de Rodrigo Alves, e a direção geral é de Valéria Rodrigues.

Anúncios

Produção a distância

Por conta das medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, toda a produção da versão erudita do clássico piracicabano foi feita a distância.

O diretor artístico da OSP, André Micheletti, contou que a ideia começou na Câmara de Vereadores e que, imediatamente, os musicistas se mobilizaram para a produção. “Cada um dos músicos recebeu o arranjo eletrônico na sua casa, gravou na sua casa. Foi uma experiência incrível”, disse.

Gravações da versão orquestrada de Rio de Lágrimas, em Piracicaba — Foto: Rodrigo Alves/OSP
Gravações da versão orquestrada de Rio de Lágrimas, em Piracicaba (Foto: Rodrigo Alves/OSP)

De casa, o maestro Jamil Maluf disse que o processo exigiu um sincronismo perfeito entre cada gravação. “A primeira coisa que temos que fazer é gravar um guia, no tempo da música que vai ser tocada. Isso é muito importante para que o resultado final seja visto de uma maneira muito natural”, acrescentou.

Depois, todas as filmagens e áudio foram juntados no processo de edição e finalização. “Normalmente, se coloca a camada de vídeo e de áudio e vai cortando as sequências. Nesse projeto, não. Ele tem várias camadas para sincronizar tudo”, explicou o editor Gustavo Annunciato.

Rio de Lágrimas

A composição é assinada pelo piracicabano Piraci, em parceria com Tião Carreiro e Lourival dos Santos. Ela foi lançada em 1970, pela dupla Tião Carreiro e Pardinho.

A música já foi regravada por diversos artistas, entre eles como Sérgio Reis, Pena Branca e Xavantinho, Renato Teixeira, Almir Sater, Mazinho Quevedo e Chitãozinho e Xororó.

Em 2005, a canção fez parte da trilha sonora do filme brasileiro “2 Filhos de Francisco”, de Breno Silveira, que conta a história de Zezé di Camargo e Luciano, uma das maiores duplas da história da música sertaneja.

Rio Piracicaba — Foto: Rodrigo Oliveira Morelli
Rio Piracicaba (Foto: Rodrigo Oliveira Morelli)

Fonte: G1

Últimas

Categorias