16 abril, 2024

Últimas:

Nível da lagoa de captação do Rio Batalha cai e rodízio tem novo sistema em Bauru

Anúncios

O Departamento de Água e Esgoto de Bauru (SP) vai realizar mudanças no sistema de rodízio no abastecimento dos bairros atendidos pela lagoa de captação do Rio Baralha. A medida é necessária pela queda acentuada no nível da lagoa nos últimos dias.

A finalidade é minimizar os efeitos da redução da produção de água distribuída pelo manancial, que hoje registra 2,57 metros, sendo que seu nível considerado ideal é de 3,20 metros. As mudanças terão início a partir da madrugada desta sexta-feira (24).

Anúncios

O rodízio terá o sistema de 24h/48h (24h com água, 48h sem) da seguinte maneira:

  • Dias 24, 27, 30 de setembro e 3 de outubro: sem abastecimento para as regiões atendidas pelo sistema Batalha/ETA;
  • Dias 25, 28 de setembro e 1 de outubro: região central abastecida – Centro, Altos da Cidade, Vila Antártica, Estoril I a IV e adjacências;
  • Dias 26, 29 de setembro e 2 de outubro: região dos bairros abastecida – Ouro Verde, Jardim Ferraz, Shangri-lá, Vila Dumont, Spazio Verde Comendador, Granja Cecília, Jardins do Sul, Jardim Solange, Jardim Eugênia, Terra Branca, Vila Independência, Sabiás, Vila Falcão, Vila Pacífico, Alto Paraíso, Jardim Jussara e adjacências.

Já as regiões Vila Lemos, Vila Seabra, Vila Quaggio, Jardim Bela Vista, Parque Santa Cândida, Parque Val de Palmas, Parque Real, Vila Dutra, Vila Industrial, Chácaras Cornélias, Parque Viaduto e adjacências, que são abastecidas por poços, mas também recebem um reforço do sistema Batalha/ETA, podem ter problemas no abastecimento durante os dias 24, 27, 30 de setembro e 3 de outubro.

Anúncios

O DAE explica ainda que durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque é necessário a recuperação do sistema (“enchimento” das redes), que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região.

Por isso, a reversão do sistema será feita sempre durante a madrugada, período de menor consumo pela população. O critério para definir o esquema de rodízio considera as manobras operacionais possíveis de serem feitas e obedecem aos critérios exclusivamente técnicos.

A medida é emergencial, temporária e não possui prazo definido, mas será interrompida ou reduzida assim que o sistema voltar a ficar equilibrado. As demais regiões, que são abastecidas por água subterrânea (poços), não serão afetadas pela interrupção no abastecimento de água.

O rodízio no abastecimento já dura cinco meses. A captação do Rio Batalha atende 40% da população de Bauru e no ano passado os moradores dos bairros abastecidos por esse sistema viveram meses de rodízio que chegou a ser de até 3 dias sem fornecimento de água.

A autarquia solicita economia de água aos consumidores dessa região para que transtornos sejam evitados. O DAE disponibiliza caminhões-pipa para o atendimento nas regiões afetadas através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou (14) 3235-6140 e (14) 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.

Fonte: G1 – Foto: Prefeitura de Bauru/ Divulgação

Últimas

Bots agora representam quase metade de todo o tráfego na Internet globalmente

16/04/2024

O tráfego automatizado e malicioso aumentou pelo quinto ano consecutivo Bots maliciosos representam 32% de todo...

Categorias