26 abril, 2024

Últimas:

Neymar entra pela primeira vez na disputa final da Bola de Ouro

Anúncios

De promessa a realidade: considerado há muitos anos o potencial melhor jogador do mundo, Neymar enfim garantiu seu lugar entre os três finalistas da Bola de Ouro, ao lado de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, que levaram as últimas sete edições do troféu.

A última vez que o Brasil teve um finalista foi em 2007, quando Kaká acabou conquistando o prêmio. Além do jogador do Orlando City, ‘Ney’ espera também seguir os passos de Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002) e Rivaldo (1999).

Anúncios

O jovem craque brasileiro vem sendo indicado entre os 23 atletas que concorrem ao prêmio desde 2011, ano em que conquistou a Copa Libertadores com o Santos. Sua melhor classificação geral foi o quinto lugar de 2013, ano em que foi contratado pelo Barcelona.

Enquanto isso, CR7 e Messi, figuras tarimbadas da premiação, se revezavam no topo, e pareciam jogar em outra categoria. O português conquistou o prêmio em 2008 e nos últimos dois anos e o argentino em quatro oportunidades (de 2009 a 2012), um recorde.

Anúncios

Messi, líder da tríplice coroa conquistada na temporada passada pelo Barça (Liga Espanhola, Copa do Rei e Liga dos Campeões), é o grande favorito ao prêmio.

Já Cristiano não conquistou títulos em 2014-15 com o Real Madrid, mas registrou números individuais expressivos (artilheiro do campeonato espanhol com 48 gols).

Fase espetacular

Neymar não atuou neste nível durante o ano todo, mas não deve nada aos superastros na atual temporada 2015-16. No momento atual, ele está claramente acima dos dois supercraques.

Artilheiro da Liga Espanhola, com 14 gols marcados, seis a mais que CR7, o atacante de apenas 23 anos só perde neste quesito para o gabonês Aubameyang, do Borussia Dortmund, que balançou as redes 17 vezes na Bundesliga alemã e é o maior goleador dos principais campeonatos europeus.

O brasileiro terminou a campanha 2014-15 como artilheiro da Liga dos Campeões ao lado de Messi (10 gols), mas não parece possível tirar o prêmio do astro argentino, que tem tudo para levar o penta no dia 11 de janeiro, quando o prêmio será entregue, em Zurique, cidade onde a Fifa mantém sua sede.

A escolha de Neymar entre os três finalistas tirou da disputa o outro integrante do trio ‘MSN’ do Barça, o uruguaio Suárez, que também teve um ano sensacional, mas já previa que o ex-santista iria chegar a outro patamar.

“Neymar está numa fase espetacular, a tal ponto que hoje, podemos dizer que está logo atrás de Leo (Messi). O que ele vem fazendo nas últimas semanas é incrível”, disse o camisa 9 do Barça recentemente.

Barça de vento em popa

Neymar assumiu o protagonismo no Barça durante o longo período de ausência do argentino, que ficou fora dos gramados por quase dois meses e só voltou a jogar há pouco mais de uma semana.

Mesmo com o retorno do argentino, o brasileiro continua voando baixo. No dia 21 de novembro, teve uma atuação brilhante na goleada histórica de 4 a 0 que o Barça aplicou no Real, em pleno estádio Santiago Bernabéu, e continuou no mesmo ritmo contra a Roma (6-1), na última terça-feira, e a Real Sociedad (4-0), no ano passado.

O Barça também será representado em Zurique por Luis Enrique, que concorre ao prêmio de melhor técnico do ano, ao lado de Pep Guardiola (Bayern de Munique) e Jorge Sampaoli (treinador da seleção do Chile).

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, fez questão de exaltar a presença dos seus representantes na disputa final.

“Parabéns a Messi, Neymar e Luis Enrique pela indicações. O futuro do Barcelona é muito animador”, postou o dirigente no Twitter.

Na disputa entre as melhores jogadoras do ano, a disputa ficará entre Carli Lloyd (Estados Unidos), Aya Miyama (Japão) e Celia Sasic (Alemanha).

Fonte: Yahoo!

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias