05 maio, 2024

Últimas:

Netanyahu desaconselha Macron a iniciar conversas com o Irã

Anúncios

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, desaconselhou nesta sexta-feira (30) o presidente da França, Emmanuel Macron, de conversar neste momento com o Irã. O governo de Israel acusa Teerã de fabricar mísseis no Líbano para atacá-lo.

“É um momento ruim para falar com o Irã”, disse Netanyahu a Macron, por telefone.

Anúncios

De acordo com um comunicado oficial de Israel, Netanyahu considera que o governo iraniano de Hassan Rohani tem intensificado a ação belicosa na região.

Hassan Rohani, presidente do Irã, durante conferência de imprensa nesta segunda-feira (26) — Foto: Iranian Presidency Office via AP
Hassan Rohani, presidente do Irã, durante conferência de imprensa nesta segunda-feira (26) (Foto: Iranian Presidency Office)

Ambos conversaram dias depois de Macron ter se movimentado para facilitar um encontro entre Rohani e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No entanto, os dois lados afastaram a hipótese de se encontrarem sem que haja concessões.

Anúncios

As tensões entre os dois países não pararam de aumentar desde a retirada unilateral de Washington, em maio de 2018, do acordo sobre o programa nuclear iraniano de 2015.

Avião do Irã em Biarritz, onde acontece o encontro de cúpula do G7 no domingo, 25 de agosto; o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif , esteve no evento — Foto: Regis Duvignau/Reuters
Avião do Irã em Biarritz, onde acontece o encontro de cúpula do G7 no domingo, 25 de agosto; o ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif , esteve no evento (Foto: Reprodução)

Na quinta-feira, Israel acusou o Irã de querer construir, com o Hezbollah libanês, mísseis de precisão teleguiados que poderiam causar “perdas humanas enormes” em território israelense.

Referindo-se ao Líbano, ele acrescentou na conversa com Macron que “aqueles que dão cobertura à agressão e ao armamento [iraniano] não escaparão”.

O plano iraniano seria “transformar foguetes ‘estúpidos’ em mísseis de alta precisão”, declarou nesta quinta-feira o porta-voz do Exército israelense, Jonathan Conricus.

Foguete teria explodido no Irã

Imagem de satélite mostra nuvem de fumaça que os EUA acreditam ter sido causada por explosão de foguete no Irã — Foto: Satellite image ©2019 Maxar Technologies/Handout via REUTERS
Imagem de satélite mostra nuvem de fumaça que os EUA acreditam ter sido causada por explosão de foguete no Irã (Foto: Divulgação)

Fontes ligadas ao governo dos EUA disseram à imprensa norte-americana que um foguete destinado ao lançamento de satélites iranianos explodiu no Centro Espacial Khomeini na quinta-feira. Donald Trump negou nesta sexta-feira envolvimento norte-americano no incidente.

“Desejo tudo de melhor ao Irã e boa sorte em elucidar o que aconteceu no local”, escreveu Trump no Twitter.

Os EUA vêm criticando o desenvolvimento de foguetes iranianos por considerar que eles são a antessala da fabricação de mísseis balísticos para lançamento de ogivas nucleares.

O governo do Irã, porém, nega a acusação e insiste que os foguetes para lançamento de satélites têm fins pacíficos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Criminoso é baleado durante tentativa de roubo na Vila Antártica

05/05/2024

Anúncios Um criminoso foi baleado na noite do sábado, 4 de maio, durante uma tentativa de...

Categorias