15 de junho, 2024

Últimas:

NASA acerta asteroide em missão inédita; assista ao momento

Anúncios

Em um momento histórico, a NASA conseguiu realizar seu primeiro impacto de uma espaçonave com um asteroide. O objetivo da agência espacial era testar sua capacidade de mudar a trajetória do objeto rochoso, como forma de se preparar para caso algum dia um meteoro venha em direção ao planeta Terra.

O alvo escolhido para isso foi Dimorphos, um asteroide com cerca de 100 metros de diâmetro, o equivalente à distância de uma ponta a outra de um campo de futebol. A colisão aconteceu cerca das 20h14 desta noite de segunda-feira, sendo transmitida ao vivo pelos canais oficiais da NASA. O momento de impacto foi compartilhado no Twitter da agência, confira:

Anúncios

A escolha pelo asteroide não foi feita à toa, Dimorphos orbita um asteroide muito maior, Didymos, de cerca de 800 metros. Desta forma a agência pode testar não só sua capacidade atingir o alvo precisamente, como de mudar sua rota tendo em mente uma força gravitacional forte ao seu lado.

O momento de impacto foi celebrado na NASA e no mundo, com os cientistas batendo palmas e mostrando muita felicidade pela meta alcançada. Nas respostas, a SpaceX, empresa de lançamentos espaciais de Elon Musk parabenizou a agência brincando. “Parabéns pelo sucesso em bater uma espaçonave em um asteroide!”, disse a empresa no Twitter.

Anúncios

A espaçonave DART foi alçada à órbita com o foguete Falcon 9, da SpaceX, então a empresa de Musk tem um investimento pessoal no sucesso da missão.

Ainda não se sabe o quanto a rota de Dimorphos foi alterada com o impacto. Esses resultados deverão ser anunciados nas próximas semanas pela NASA, que também apontou os telescópios espaciais LICIACube para filmar o evento, e os famosos Hubble e James Webb para tirar imagens com suas poderosas lentes.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na manhã desta sexta-feira, 14, a Polícia Civil realizou uma operação policial no Condomínio Cachoeirinha 2, em uma ação...

Categorias