24 abril, 2024

Últimas:

Nadador confirma que não houve assalto, diz chefe da Polícia do Rio

Anúncios

Um dos quatro nadadores americanos que teriam sido assaltados no Rio no domingo (14)afirmou à polícia que o crime, na realidade, não aconteceu. O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, disse em entrevista coletiva que os atletas Gunnar Bentz e Jack Conger foram ouvidos pela polícia nesta quinta-feira (18). Um deles – Veloso não soube precisar qual dos dois – confirmou a conclusão da polícia de que não houve assalto, mas uma confusão em um posto de gasolina. 

Segundo Veloso, as responsabilidades de cada um dos nadadores serão analisadas antes de concluir se eles vão responder criminalmente. O chefe da Polícia Civil disse que ainda não é possível afirmar de que crimes os atletas podem ser acusados e que eles provocaram “atos de vandalismo” no banheiro do posto. Por isso, foram impedidos por seguranças de deixar o local.

Anúncios

“Em tese, eles podem vir a responder por falsa comunicação de crime e dano ao patrimônio”, explicou Veloso. “O carioca viu o nome da cidade manchado por essa versão fantasiosa. Seria nobre e digno pedir desculpas. Por hora, não houve [o pedido]”.

Confusão em posto
Na confusão ocorrida no posto, o 12 vezes medalhista olímpico Ryan Lochte seria o mais exaltado, segundo o depoimento de um dos nadadores.

Anúncios

Veloso, no entanto, ressaltou que seria “prematuro” atribuir ao atleta a invenção da mentira. Lochte é o único dos quatro nadadores envolvidos no caso que já deixou o país, embarcando antes de ter o passaporte retido por decisão da Justiça brasileira.

Gunnar Bentz e Jack Conger eram ouvidos na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), responsável pela investigação, na tarde desta quinta. Na quarta à noite, eles foram retirados de dentro do avião após um mandado judicial.

Para Veloso, não há necessidade de manter Bentz e Conger no Brasil e cabe à Justiça decidir quando os passaportes serão devolvidos aos nadadores. Segundo a polícia, o quarto nadador, James Feigen, já manifestou, por meio de advogados, que vai colaborar com a investigação.

Mentira para namorada
Segundo Veloso, uma das linhas de investigação é de que os nadadores inventaram o assalto para tentar enganar a namorada de um deles. Testemunhas contaram que eles ficaram com meninas na festa onde estavam. Outras hipóteses, no entanto, não estão decartadas.

A polícia deu mais detalhes também sobre o momento da confusão do posto. A polícia confirmou que os seguranças do local sacaram a arma para conter os nadadores e que elas estão legalizadas.

“Se houve arma apontada para eles? Sim. Arma foi empregada para contê-los”, disse o chefe da Polícia Civil. “Nada indica que houve excesso do segurança ao usar força”, acrescentou. Veloso disse ainda que até o momento não há indícios de que o segurança tenha usado a arma para extorquir dinheiro dos nadadores.

Ele confirmou que os seguranças do posto trabalham para forças de segurança, mas não quis especificar qual delas.O delegado disse ainda que não há elementos até o momento que confirmem a teoria, levantada por um jornalista, de que, por não falarem português, os nadadores podem ter confundido a abordagem do segurança armado com uma tentativa de extorquí-los.

Segundo Veloso, uma das testemunhas ouvidas pela polícia falava inglês e teria tentado intermediar o contato entre os seguranças e funcionários do posto e os nadadores.

Vídeo mostra tumulto
Imagens obtidas pela TV Globo mostram os nadadores saindo do banheiro do posto. Segundo a polícia e funcionários do local, eles depredaram o banheiro. Por isso, teriam sido impedidos por seguranças de deixar o estabelecimento, que fica na Barra da Tijuca, no caminho entre a Lagoa, onde estavam em uma festa, e a Vila Olímpica.

As imagens mostram um dos nadadores levantando as mãos enquanto os segurança os abordam. A Globo teve acesso com exclusividade aos depoimentos dos funcionários do posto, que contaram o que viram na manhã de domingo. 

https://youtu.be/llb2VQby1ls

“A única verdade que eles contaram é que eles estavam bêbados”, disse o chefe de Polícia Civil do Rio.

Impedidos de embarcar
Na noite desta quarta-feira (17), os nadadores americanos Gunnar Bentz e Jack Conger foram impedidos de embarcar em um voo de volta aos EUA pela Polícia Federal (PF). Pouco antes, a Justiça havia mandado apreender o passaporte dos dois, para que prestassem depoimento, como testemunhas.

A polícia vai enviar por ofício ao FBI uma relação de perguntas para que Ryan Lochte responda, dos EUA, por carta precatória.

As duas decisões de proibir a saída dos nadadores foram do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, a pedido da Polícia Civil. A Polícia Federal notificou então o Consulado dos EUA e o Comitê Olímpico americano para impedir a saída dos nadadores.

Em nota, o Comitê Olímpico Americano informou que o time de natação deixou a Vila logo após o fim das competições e que, por questões de segurança, não poderia confirmar a localização de cada atleta.

As imagens mostram um dos nadadores levantando as mãos enquanto os segurança os abordam. (Foto: Reprodução / TV Globo)As imagens mostram os nadadores sentados no chão do posto (Foto: Reprodução/TV Globo)

Instigados a dar mais detalhes do assalto, Feigen e Lochte haviam dito que não se lembravam porque estavam muito bêbados após deixarem a festa. A polícia ainda procura o taxista que teria levado os nadadores da Lagoa à Vila Olímpica.

Em entrevista à rede de TV norte-americana NBC, já nos EUA, Ryan Lochte deu uma terceira versão para o suposto assalto, diferente da que havia contado em uma outra entrevista no domingo e do que relatou à polícia em depoimento.

Lochte disse também que, ao depor na polícia no Rio, foi tratado com muita cordialidade, que os policiais fizeram poucas perguntas e não pediram que ele ficasse para as investigações. Na entrevista, o nadador reclamou que estava sendo tratado como suspeito, quando é vítima.

O nadador americano Ryan Lochte foi assaltado após festa durante a Olimpíada no Rio (Foto: Michael Sohn/AP Photo)Ryan Lochte já deixou o Brasil e deve ser interrogado por carta (Foto: Reprodução)
Fonte: G1

 

 

Últimas

Sistema de satélites O3b mPOWER da SES inicia operação global de serviços de conectividade de alto desempenho

24/04/2024

A SES agora está implantando serviços O3b mPOWER em todo o mundo, proporcionando alto rendimento, flexibilidade...

Categorias