14 de julho, 2024

Últimas:

Músico Skowa, do trio Mocotó, morre aos 68 anos em Botucatu

Anúncios

Morreu na noite desta quinta-feira (13), aos 68 anos o cantor e multi-instrumentista Marco Antônio Gonçalves dos Santos, mais conhecido como Skowa, do Trio Mocotó.

Skowa é natural de São Paulo, mas morava em Botucatu (SP) onde ficou internado por quase três semanas após sofrer uma parada cardiorrespiratória no fim de maio.

Anúncios

O músico iniciou sua carreia na década de 1970 sob influência de uma madrinha com quem morava e que era pianista. Skowa também foi um dos fundadores do Clube do Choro de São Paulo e acompanhou músicos como Breque, Itamar Assumpção, Gang 90 e as Absurdettes e Jorge Ben Jor.

Entre 1987 e 1991, liderou o grupo “Skowa e a Máfia”, de samba-rock, quando se tornou símbolo da Black Music brasileira.

Anúncios

Skowa (à esquerda), Nereu Gargalo (ao centro) e João Parahyba formam o Trio Mocotó — Foto: José de Holanda / Divulgação

Skowa (à esquerda), Nereu Gargalo (ao centro) e João Parahyba formam o Trio Mocotó — Foto: José de Holanda / Divulgação

Em 2003, se juntou a Nereu Gargalo e João Parahyba integrando o Trio Mocotó, com quem se apresentava até os dias atuais, após a saída do percussionista Fritz Escovão, que saíra do trio em 2002.

Pelas redes sociais, o grupo chegou a pedir orações e boas energias quando o músico ainda estava internado.https://www.instagram.com/p/C7xBVCJPjSF/embed/captioned/?cr=1&v=12

Marco Antônio Gonçalves dos Santos virou Skowa, que se pronuncia “escova”, ainda na escola, quando era chamado pelo nome por causa do cabelo Black Power. Skowa deixa um filho.

Trio Mocotó

O Trio Mocotó se formou em São Paulo em 1968 e é considerado um dos grupos pioneiros do samba rock, estilo musical que mescla elementos do samba com o rock and roll.

Composto originalmente por Fritz Escovão (guitarra e voz), João Parahyba (baixo e voz) e Nereu Gargalo (bateria), o Trio Mocotó, em 1969, teve a oportunidade de acompanhar o cantor e compositor Jorge Ben nos álbuns “Fôrça Bruta”, “Negro É Lindo” e “A Tábua de Esmeralda”.

Em 1983 o grupo se desfez, mas em 2003 se reuniu novamente com a entrada de Skowa e se apresentava com covers e sucessos autorais pelo Brasil.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Unesp de Botucatu está em luto neste sábado, 13, com o falecimento do Dr. Nelson de Souza, aos...

Categorias