28 de maio, 2024

Últimas:

“Mundo tem sorte de Brasil liderar G20 e COP30”, diz chefe da IEA

Anúncios

A passagem do presidente da IEA (Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, por Brasília na última semana teve uma forte sinalização de apoio da instituição à posição do Brasil de referência nas negociações da transição energética.

Em comunicado emitido pela agência, o Brasil é elogiado como “defensor da sustentabilidade e voz forte para as economias emergentes em todo o mundo”, sendo um país que “pode liderar o caminho a seguir num momento crucial para a ação internacional em matéria de energia e clima”.

Anúncios

A IEA e o Brasil colaboram ao menos desde 2017 em questões energéticas e climáticas, quando o país aderiu oficialmente à “Família IEA” como país integrante da associação.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ao lado do presidente da IEA, Fatih Birol, e do presidente Lula, em Brasília. (Foto: Divulgação)

Aproveitando a visita, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável e a inclusão, o que, na leitura da IEA, torna o país “singularmente adequado para avançar nas negociações sobre energia e clima de forma equilibrada – especialmente em tópicos importantes como a dimensão social das transições energéticas e a mobilização de financiamento para energia limpa no mundo em desenvolvimento”.

Anúncios

Birol comentou ainda que o mundo deveria dar mais atenção aos biocombustíveis produzidos pelo Brasil, dado o papel “essencial” desta fonte de energia na transição para uma matriz sem a presença do petróleo, como sinalizado na última cúpula do clima da ONU, em Dubai.

“Os próximos dois anos serão extremamente importantes”, disse Birol. “É uma oportunidade única para o mundo – e o mundo tem a sorte de o Brasil liderar, através do G20 e da COP30, os esforços globais de uma forma inclusiva e justa. A IEA está pronta para apoiar o Brasil de todas as maneiras que pudermos – todos os dias durante os próximos dois anos e além.”

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Os currículos serão recebidos no Feirão do Emprego da Feira Cultural da Diversidade no próximo 30 de maio, das 10h00...

Categorias