24 de maio, 2024

Últimas:

Canadá vai impor sanções a colonos judeus na Cisjordânia e a líderes do Hamas

Anúncios

O Canadá vai impor sanções aos colonos israelenses que incitarem a violência na Cisjordânia e introduzir novas sanções aos líderes do Hamas, disse neste domingo (4) a ministra das Relações Exteriores do país, Melanie Joly (foto).

Nesta quinta-feira (dia 1º), os Estados Unidos adotaram sanções contra quatro homens israelenses acusados de envolvimento em violência nos territórios ocupados.

Anúncios

Numa entrevista à Canadian Broadcasting Corp neste domingo, Joly disse que colonos “serão sancionados” e “também traremos novas sanções aos líderes do Hamas”.

“Estamos trabalhando ativamente nisso”, disse Joly, que está na Ucrânia. “Estou me assegurando de que, enquanto estiver aqui na Ucrânia, o trabalho será feito em Ottawa [capital do Canadá]. E estou ansiosa para fazer um anúncio em breve.”

Anúncios

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse nesta sexta-(2) feira que estava considerando impor sanções aos colonos “extremistas” na Cisjordânia.

Desde a guerra de 1967 no Oriente Médio, Israel ocupa a Cisjordânia, o território à esquerda do Rio Jordão, que os palestinos reivindicam como o núcleo de um Estado independente.

Mas Israel construiu ali assentamentos judaicos que a maioria dos países considera ilegais. O governo contesta isso e cita laços históricos e bíblicos com a região.

Nos 18 meses anteriores ao ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro, a Cisjordânia já tinha registrado os níveis mais elevados de agitação em décadas. Os confrontos aumentaram acentuadamente desde que as forças israelenses lançaram a sua ofensiva retaliatória em Gaza.

Fonte: G1 – Foto: Reprodução/Facebook

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios No próximo final de semana, dias 25 e 26 de maio, o Mirante Du Martins em Botucatu, será o...

Categorias