29 março, 2024

Últimas:

Motor de avião que caiu e matou 2 falhou antes de tentativa de decolagem em Bebedouro, diz presidente de aeroclube

Anúncios

O motor da aeronave que caiu e matou duas pessoas em Bebedouro (SP) no fim de semana apresentou falhas na primeira das duas tentativas de decolagem na pista do Aeroporto Municipal “Comandante Luís Martins de Araújo”, afirma o presidente do aeroclube da cidade, Ângelo Sérgio Hermini.

Ele conta que viu o momento do acidente e ouviu ruídos no monomotor em que estavam o piloto Renan Trombini, de 23 anos, e o médico Marcionil Vieira, de 52. Depois daquela primeira manobra, a aeronave abortou, fez uma segunda tentativa, mas acabou caindo.

Anúncios

“Ele [piloto] se dirigiu até a cabeceira 3-Uno do aeroporto e iniciou uma decolagem. Foi quando nós presenciamos – nós costumamos dizer pipocos no motor – três cortes, três falhas de motor durante a corrida. Ele abortou essa decolagem e se direcionou à pista oposta, a cabeceira Uno-3, e tentou uma nova decolagem. Foi quando ele passou já próximo aqui da frente do hangar onde nós estávamos, percebemos que foi uma decolagem com pouca potência”, disse Hermini.

O acidente aconteceu na manhã do domingo (27). Segundo informações registradas em boletim de ocorrência, o avião tinha saído de Cotia (SP) com destino a Itumbiara (GO), e, momentos antes de seguir viagem, havia parado no aeroporto de Bebedouro para abastecer.

Anúncios

O caso é apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que recolheu destroços, tirou fotos e ouviu testemunhas para apontar as causas da queda. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o monomotor estava em situação regular e apto para operações.

Queda de monomotor causou morte de duas pessoas em Bebedouro, SP — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV
Queda de monomotor causou morte de duas pessoas em Bebedouro, SP (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)

Falhas, fumaça e perda de potência

O presidente do aeroclube conta que, no fim de semana, ele e outros pilotos estavam acampados no aeroporto para um treinamento e viram toda a movimentação que resultou na queda. Ele afirma que, no dia anterior foi contatado pelo responsável pelo voo para confirmar a disponibilidade de combustível no terminal.

“Recebemos uma ligação do comandante dessa aeronave que estaria em traslado decolando de Cotia, São Paulo, e precisava fazer o abastecimento aqui em Bebedouro pra continuar a viagem. Então nós confirmamos que tinha o abastecimento aqui”, diz.

Como previsto, segundo Hermini, o monomotor fez a parada e foi abastecido antes de retomar a viagem.

Aeronave cai em Bebedouro, SP, e deixa 2 mortos (Foto: Lucas Nunes/G1)

O presidente do aeroclube relata que, logo na primeira tentativa de decolagem, ouviu os ruídos do motor, mas o piloto, depois de abortar a manobra, mudou de pista e tentou mais uma vez subir com a aeronave.

Desta vez, além de ver uma fumaça sendo expelida pelo escapamento do veículo, Hermini conta que percebeu a aeronave perdendo força e altura.

“A gente fala costuma dizer na aeronáutica que o avião saiu mole, saiu em uma velocidade de pré-estol. Mais {a frente um pouquinho nós começamos a observar saindo fumaça do escapamento do avião e, nesse momento, começou a afundar mais, demonstrando talvez uma perda de potência maior”, diz.

Segundo ele, o piloto ainda iniciou uma manobra de retorno à pista, mas já era tarde.

“O comandante então deve ter tomado por decisão retornar pro aeroporto, fazer o pouso de emergência e a hora que ele iniciou a curva pra retornar pra pista ele estolou e entrou num parafuso e veio colidir ao solo.”

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias