15 de junho, 2024

Últimas:

Moscou acusa Japão de russofobia e de fazer “ataques cruéis” por guerra na Ucrânia

Anúncios

A Rússia, envolvida em uma disputa territorial de décadas com Tóquio sobre uma cadeia de ilhas no Pacífico, acusou o Japão nesta terça-feira de se envolver em russofobia e em crescentes “ataques cruéis” em torno da guerra na Ucrânia.

Tropas soviéticas ocuparam as ilhas ao largo da costa norte do Japão no final da Segunda Guerra Mundial. O conflito não resolvido sobre quem tem soberania sobre o arquipélago –conhecido na Rússia como Ilhas Curilas e no Japão como Territórios do Norte– tem impedido os dois lados de assinarem um tratado formal de paz.

Anúncios

O Japão, que se juntou a outros aliados na imposição de sanções à Rússia devido à invasão da Ucrânia, comemora o Dia dos Territórios do Norte todo 7 de fevereiro para marcar sua reivindicação.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que o evento deste ano “foi marcado por uma intensidade particular de russofobia”, citando declarações de autoridades e o que ela chamou de “ações agressivas” das forças japonesas de extrema direita perto de missões russas.

Anúncios

“Observamos que desta vez as reivindicações territoriais infundadas ao sul das Ilhas Curilas foram acompanhadas por ataques cruéis contra a Rússia em conexão com a situação na Ucrânia”, disse ela em um comunicado.

O Japão intensificou suas sanções contra a Rússia no mês passado após ataques com mísseis na Ucrânia, acrescentando produtos a uma lista de proibições de exportação e congelando os ativos de autoridades e entidades russas. Isso levou Moscou a alertar sobre um impacto não especificado em seu relacionamento com o Japão.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Na manhã desta sexta-feira, 14, a Polícia Civil realizou uma operação policial no Condomínio Cachoeirinha 2, em uma ação...

Categorias