29 março, 2024

Últimas:

Morte de funcionário revive debate sobre excesso de trabalho na China

Anúncios

A Bilibili negou que tenha sobrecarregado um funcionário que morreu durante o feriado do Ano Novo Chinês, reacendendo um debate sobre a cultura de horas prolongadas que persiste nas empresas de tecnologia da China.

O maior site de streaming focado em anime do país confirmou que um moderador de conteúdo, que ingressou em maio de 2020, morreu na sexta-feira, de acordo com um memorando interno compartilhado na segunda-feira com a Bloomberg News. O funcionário do sexo masculino foi subitamente levado às pressas para o hospital na tarde de 4 de fevereiro de sua casa e sucumbiu a uma hemorragia cerebral mais tarde naquela noite.

Anúncios

Em resposta a postagens online alegando que o homem havia morrido por excesso de trabalho, a empresa alegou que ele não trabalhou horas extras na semana anterior à sua morte e que seu horário era das 9h30 às 18h30.

A declaração seguiu um clamor crescente nas mídias sociais chinesas sobre a morte, com Bilibili se tornando um dos principais tópicos de tendências no Weibo, semelhante ao Twitter. Embora bilionários da tecnologia, como o fundador do Alibaba, Jack Ma, tenham endossado a cultura de “996” horas de trabalho – das 9h às 21h, seis dias por semana, com horas extras adicionais – conforme necessário em um setor competitivo, vem crescendo a resistência nos últimos anos e o tribunal superior da China emitiu sua advertência mais detalhada no ano passado de que a prática é ilegal.

Anúncios

Debate reaberto na China

A morte na Bilibili ocorre mais de um ano após a morte de uma funcionária da Pinduoduo de 20 e poucos anos, levando as autoridades a abrir uma investigação sobre as condições da gigante do comércio eletrônico.

Uma hashtag alegando que o homem morreu por excesso de trabalho foi lida mais de 230 milhões de vezes no Weibo. Capturas de tela e postagens de indivíduos que disseram trabalhar na empresa descreviam turnos noturnos de 12 horas que aconteciam a partir das 21h. às 9 da manhã sem descanso durante o feriado do Ano Novo Chinês na semana passada.

Os anúncios de emprego no site oficial da Bilibili para moderadores de conteúdo, ou “auditores”, listam os requisitos, incluindo feriados e turnos noturnos. Em 2020, a empresa havia contratado um exército de 2.400 auditores de conteúdo, ou cerca de 30% de seu número total de funcionários, em cidades como Wuhan e Xangai, de acordo com um documento enviado à bolsa de valores de Hong Kong.

O site de compartilhamento de vídeos entrou em conflito repetidamente com os reguladores de conteúdo de Pequim, com a pressão aumentando nos últimos meses, à medida que as autoridades intensificaram o escrutínio do setor. Em 2018, foi removido das principais lojas de aplicativos Android da China por um mês depois que os reguladores expressaram preocupação com material impróprio, levando a empresa a dobrar o número de funcionários de moderação de conteúdo e prometer recrutar 36.000 censores “voluntários”.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias