Anúncios
Um homem de 61 anos que morreu neste domingo (23) é o segundo idoso que vivia no Asilo São Vicente de Paulo, em Pirajuí (SP), a não resistir às complicações da Covid-19. O idoso foi diagnosticado com coronavírus no início de agosto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A morte acontece 10 dias após de a prefeitura anunciar o primeiro óbito no local causado pela doença, no último dia 13.
Anúncios
No mesmo dia, a prefeitura admitiu que o abrigo vivia um surto de Covid-19, com o anúncio dos resultados de casos positivos entre 19 dos 50 moradores e entre oito dos 25 funcionários.
A prefeitura passou a monitorar o asilo por suspeitar de um surto de Covid-19 a partir da descoberta de três casos entre idosos.
Anúncios
Ações de combate
À época da primeira morte, a diretora de Saúde de Pirajuí, Denise Guimarães de Oliveira, informou que se reuniu com os responsáveis pelo asilo para analisar a estrutura física do local e pensar em mais formas de evitar a contaminação dos acolhidos.
Ela informou que os responsáveis foram orientados a isolar os pacientes que testaram positivo em um espaço separado assim que recebessem resultados dos exames.
De acordo com a coordenadora do lar, Renata Helena Ferreira Lopes Vargas, desde o início da pandemia, o asilo tomou medidas de prevenção ao coronavírus, suspendendo visitas e redobrando os cuidados com higienização, principalmente com os funcionários que têm contato direto com os idosos.
Até o início da tarde deste domingo (23), a morte do idoso ainda não havia sido contabilizada nas estatísticas da cidade. Pirajuí somava até este sábado (22) um total de 248 casos confirmados de Covid-19, além de outros 11 considerados suspeitos, aguardando confirmação. Até agora, cinco pessoas já morreram por complicações da doença.
Fonte: G1