04 maio, 2024

Últimas:

Morre o ator Nelson Xavier aos 75 anos em Minas Gerais

Anúncios

O ator Nelson Xavier morreu aos 75 anos na madrugada desta quarta (10), em Uberlândia (Minas Gerais), em decorrência de um câncer.

Nascido em São Paulo em 1941, Nelson Agostini Xavier tinha uma carreira de cinco décadas na TV, no cinema e no teatro.

Anúncios

Ele integrou o Teatro de Arena, os Seminários de Dramaturgia e o MCP (Movimento de Cultura Popular de Recife) e, na década de 1960, se destacou como ator nos espetáculos “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, em 1967, e em “Navalha na Carne”, em 1968, junto com Tônia Carrero, ambos de textos de Plínio Marcos e com direção de Fauzi Arap

No início da carreira, atuou em peças como “Eles Não Usam Black-tie” (1958), de Gianfrancesco Guarnieri, e “Chapetuba Futebol Clube” (1959) —no qual criou o papel de Maranhão—, de Oduvaldo Vianna Filho.

Anúncios

Na década de 1950 foi revisor da revista “Visão”, emprego conseguido pelo futuro cineasta Eduardo Coutinho —com que viria a trabalhar em “O ABC do Amor (1967)—, publicação em que ele também escreveu críticas de cinema e de teatro.

No Recife, participou em 1962 das atividades do MCP (Movimento de Cultura Popular), para o qual dirigiu sua primeira peça, “Julgamento em Novo Sol”, e criou um seminário de dramaturgia, inserindo o teatro em cursos de alfabetização, debates comunitários e comícios políticos.

Xavier passou a trabalhar no cinema a partir da década de 1960, quando a sede da UNE, local em que ele fazia ensaios periódicos para uma peça, ser incendiada após o golpe militar em 31 de março de 1964, e com as dificuldades impostas pela censura ao teatro político.

No cinema, trabalhou com diretores como Domingos de Oliveira, Ruy Guerra e Bruno Barreto e integrou o elenco de filmes como “Dona Flor e seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto, e “A Queda”, de Ruy Guerra, que lhe rendeu o prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim de 1978.

Em 2010 ganhou notoriedade ao protagonizar a cinebiografia sobre Chico Xavier em filme de Daniel Filho que leva o nome do médium.

Premiado como melhor ator no Festival do Rio em 2016, Nelson Xavier interpreta em “Comeback”, filme que estreia no próximo dia 25, personagem que, enquanto planeja seu retorno ao crime, se vira tentando emplacar máquinas caça-níqueis em botecos suburbanos e se envolve em situações tragicômicas.

O corpo do ator será levado ao Rio de Janeiro, onde deve ser cremado amanhã.

Nelson Xavier deixa a mulher e quatro filhos —Tereza Villela Xavier, uma das filhas do ator, lamentou a morte do pai em seu perfil na rede social.

 

Fonte: Folha Ilustrada

Últimas

Meteoros de rastros do Halley podem ser vistos na madrugada deste domingo (5)

04/05/2024

Anúncios A passagem dos meteoros Eta Aquariids (ou Eta Aquáridas) de 2024 poderá ser vista a olho nu nos céus do...

Categorias