28 março, 2024

Últimas:

Morre Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto e Nobel da Paz

Anúncios

Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto, que se tornou um escritor influente e que ganhou o Prêmio Nobel da Paz na década de 1980, morreu neste sábado (2) aos 87 anos, informou o Museu da História do Holocausto em Israel.

Nascido em 1928, na cidade romena (na época, Hungria) de Sighet Wiesel escreveu muito durante o seu cativeiro nos campos de concentração nazistas e, em 1986, foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz.

Anúncios

Wiesel e sua família foram enviados para o campo de concentração de Auschwitz em 1944, quando a Hungria foi invadida pela Alemanha. Sua mãe e sua irmã mais nova foram mortas nas câmaras de gás, enquanto Elie foi mandado para outro campo, de Buchenwald, junto com seu pai, que acabou morrendo de fome.

Aos 17 anos, Wiesel foi retirado com vida do local por soldados americanos. Ele e duas irmãs mais velhas sobreviveram e, uma vez libertados do campo de Buchenwald, foram a Paris estudar na Universidade de Sorbona. Depois de formado, atuou algum tempo como jornalista.

Anúncios

Seus trabalhos em defesa do povo judeu e do Estado de Israel o tornaram merecedor de reconhecimento neste país, que em 2014 ventilou a possibilidade de lhe oferecer o cargo de chefe do Estado israelense, convite que, aparentemente, ele recusou.

Fonte: G1

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias