29 março, 2024

Últimas:

Modelo e ativista pernambucana Domitila Barros é eleita Miss Alemanha 2022

Anúncios

A modelo e ativista pernambucana Domitila Barros foi eleita a Miss Alemanha 2022. Natural da Linha do Tiro, bairro na periferia da Zona Norte do Recife, ela se tornou a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 concorrentes nas três fases.

A premiação ocorreu no sábado (19), no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust. Domitila tem 37 anos e, desde 2006, vive em Berlim, capital da Alemanha.

Anúncios

Domitila Barros, a nova Miss Alemanha, nasceu na periferia do Recife — Foto: Divulgação
Domitila Barros, a nova Miss Alemanha, nasceu na periferia do Recife (Foto: Divulgação)

Ela decidiu se inscrever no Miss Germany depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e qualquer cor e que o foco seriam os valores das concorrentes.

Isso ocorreu devido a uma mudança no concurso, que, desde 2021, decidiu se afastar dos estereótipos de objetificação da mulher. No ano passado, uma mãe de 33 anos foi coroada Miss Alemanha.

Anúncios

Ainda na infância, Domitila foi convidada para representar o Brasil num encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na virada do milênio, nos Estados Unidos.

Domitila Barros é ativista ambiental, empreendedora social, atriz e modelo — Foto: Divulgação
Domitila Barros é ativista ambiental, empreendedora social, atriz e modelo (Foto: Divulgação)

Desde os 13 anos, Domitila atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm). Em funcionamento há 35 anos, a ONG atende 60 crianças da periferia, que encontram no local o apoio que precisam para conquistar o futuro que desejam.

Domitila virou garota-propaganda do projeto e principal divulgadora. Além das palestras, ela se transformou em uma empreendedora social. Em 2018, criou uma grife de biquínis e joias veganas, produzidas por mulheres da comunidade da Linha do Tiro.

A grife deu tão certo que foi parar na Semana de Moda de Berlim. A carreira de modelo internacional começou quando, há mais de dez anos, Domitila foi para a Europa para fazer mestrado em ciências políticas e sociais na faculdade alemã Freie Universität Berlin.

Domitila Barros venceu o Miss Alemanha 2022 — Foto: Divulgação
Domitila Barros venceu o Miss Alemanha 2022 (Foto: Divulgação)

Negra, com cabelos crespos e o rosto cheio de sardas, ela não pensava que, em um país da Europa, fosse fazer sucesso como modelo.

Em 2021, a pernambucana foi destacada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha numa campanha publicitária por seu ativismo socioambiental, junto com nomes como o da médica Özlem Türeci, cofundadora e diretora médica da BioNTech, responsável pela vacina da Pfizer contra a Covid-19.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias