19 abril, 2024

Últimas:

Milhares de peixes são encontrados mortos em rio entre Alemanha e Polônia

Anúncios

Milhares de peixes flutuam inertes no Oder, levantando temores de um “desastre” ecológico neste rio que corre entre a Alemanha e a Polônia, cujas autoridades pediram à população que não se aproxime de suas águas.

Cardumes de peixes mortos perto da cidade de Schwedt, no leste da Alemanha, foram provavelmente arrastados pelas correntes da Polônia, onde moradores e pescadores relataram casos pela primeira vez em 28 de julho.

Anúncios

As autoridades alemãs, surpresas com a chegada em massa desses animais, repreenderam as autoridades polonesas por não terem avisado.

A ministra alemã do Meio Ambiente, Steffi Lemke, exigiu uma investigação minuciosa para determinar as causas desse “desastre ambiental”.

Anúncios

Milhares de peixes são encontrados mortos em rio entre Alemanha e Polônia (Foto: Reprodução)

Na Polônia, o governo populista de direita foi criticado por não agir antes.

O primeiro-ministro Mateusz Morawiecki assegurou que tomou conhecimento do incidente “nos dias 9 ou 10 de agosto”, “é evidente que fiquei sabendo muito tarde”.

No dia anterior, ele tentou se justificar dizendo que “no início, todos pensavam que era apenas um problema local”.

“A magnitude da mortandade é muito grande, o suficiente para dizer que o Oder precisará de anos para voltar ao seu estado natural”, reconheceu, já que “enormes quantidades de resíduos químicos foram despejados, com plena consciência do risco e das consequências”. opinou.

De pé às margens do rio, Michel Tautenhahn, vice-diretor do Parque Nacional do Vale do Baixo Oder, contempla consternado o curso de água que marca a fronteira germano-polonesa.

Milhares de peixes são encontrados mortos em rio entre Alemanha e Polônia (Foto: Reprodução)

“Estamos do lado alemão. Temos peixes mortos por toda parte”, diz à AFP. “Estou profundamente chocado. Tenho a impressão de ver décadas de trabalho arruinadas (…) A água é a nossa vida”, lamenta.

Não só os peixes morreram, mas também muitos outros animais aquáticos, como mexilhões. Os peixes são “apenas a parte visível do iceberg”, afirma.

O Oder é um rio considerado relativamente limpo há muitos anos e abriga quarenta espécies de peixes.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Declaração dos Credores da Oi Referente a Oferta Substituta

19/04/2024

Anúncios Em relação ao plano de reestruturação da Oi e o processo de marketing da ClientCo,...

Categorias