Anúncios
Neste fim de semana, entre sábado, 12, e domingo, 13, os céus trarão um espetáculo curioso, a Lua cheia que poderá ser vista como uma “microlua”.
O fenômeno ocorre quando o satélite natural está no ponto mais distante da Terra em sua órbita — o apogeu. Devido à órbita elíptica, a distância entre a Lua e a Terra varia mensalmente entre cerca de 356 mil e 406 mil quilômetros.
Anúncios
Neste caso, a Lua estará mais distante e, por isso, parecerá um pouco menor do que o habitual, embora a diferença seja sutil a olho nu. O ápice da microlua será no domingo, 13, às 19h48 (horário de Brasília), segundo o site In The Sky.
O fenômeno coincide com a tradicional ‘Lua Rosa’, ligada à chegada da primavera no Hemisfério Norte. Nesse caso, o termo “Lua Rosa” não se refere à cor do astro, mas sim a uma tradição cultural. O nome é inspirado na flor Phlox subulata — também conhecida como rosa-musgo — que floresce nesta época do ano na América do Norte.
Anúncios
A Lua Rosa marca a primeira lua cheia após o início da primavera no Hemisfério Norte e, tradicionalmente, está ligada ao calendário cristão, pois a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após essa lua. Neste ano, a Lua Rosa também será a primeira lua cheia do outono no Hemisfério Sul.

Fonte: Um Só Planeta