16 de junho, 2024

Últimas:

Meloni triunfa nas eleições regionais da Itália e fortalece sua posição de poder

Anúncios

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e os aliados em sua coalizão conquistaram vitórias eleitorais esmagadoras nas duas regiões mais ricas do país nesta segunda-feira, fortalecendo o domínio da direita no poder em meio à crescente apatia do eleitor.

Menos de cinco meses depois de conquistar o poder a nível nacional, o bloco conservador obteve mais de 50% dos votos nas regiões de Lácio, centrada na capital nacional Roma, e Lombardia, lar da capital financeira Milão.

Anúncios

“Este resultado consolida a centro-direita e fortalece o trabalho do governo”, escreveu Meloni no Twitter.

Este foi o primeiro teste eleitoral para Meloni desde que assumiu o poder em setembro do ano passado e confirmou que ela ainda desfruta de uma forte lua de mel com os eleitores, ajudada por uma oposição fraca que não apresentou candidatos conjuntos em nenhuma das regiões.

Anúncios

No entanto, a vitória esmagadora foi parcialmente ofuscada pelo fato de apenas 40% das pessoas terem ido votar –o menor número já registrado para Lácio e Lombardia, regiões que juntas representam pouco mais de um quarto da população nacional.

Embora a direita já controlasse a Lombardia, eles tomaram a Lácio da centro-esquerda, o que significa que os conservadores agora comandam 15 das 20 regiões da Itália, além do governo central, dando-lhes uma oportunidade única de moldar a política interna.

O partido nacionalista Irmãos da Itália confirmou sua posição como o mais popular do país, ganhando aproximadamente 33% do apoio em Lácio e 26% na Lombardia –em linha com as eleições gerais de 2022.

As leis eleitorais da Itália tanto a nível nacional quanto regional favorecem os partidos que combinam forças, o que significa que os oponentes de Meloni enfrentarão anos de isolamento, a menos que aprendam a trabalhar juntos.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.737 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15) no Espaço da Sorte, na...

Categorias