Médicos alertam para riscos de desafio que viralizou nos EUA

Médicos alertaram nesta quarta-feira para os riscos do “desafio da caixa de leite”, que consiste em caminhar sobre uma pirâmide formada por caixas de plástico para transportar galões de leite, e que viralizou nos Estados Unidos.

Centenas de vídeos foram publicados nos últimos dias no Twitter, Instagram e Tik Tok acompanhados da hashtag #milkcratechallenge, nos quais homens e mulheres tentam subir e descer uma escada formada por caixas instáveis. A maioria acaba caindo, ao som dos gritos daqueles que filmam as tentativas.

“Você corre o risco de cair e bater com a cabeça, quebrar o pescoço e ficar paralisado. Pode quebrar o pulso”, enumerou no Facebook Chad Cannon, médico do sistema de saúde da Universidade do Kansas.

“Com as hospitalizações por Covid-19 aumentando no país, verifique se o hospital mais próximo tem leitos disponíveis antes de tentar o #milkcratechallenge”, tuitou o Departamento de Saúde da cidade de Baltimore.

A hashtag foi removida do Tik Tok. No Twitter e Instagram, centenas de vídeos circulavam mostrando as quedas. “Acho que é apenas algo bobo que as pessoas estão fazendo porque parece estúpido”, comentou Chad Cannon.

Outros recorreram às redes sociais para ironizar o desafio. “Você vai tentar o desafio, mas não vai se vacinar. Entendi”, publicou o astro de “Jornada nas Estrelas” George Takei nesta quarta-feira. Metade da população americana se vacinou contra a Covid, apesar de o imunizante estar disponível ampla e gratuitamente.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up