15 de abril, 2025

Últimas:

Marca japonesa anuncia robô cavalo movido a hidrogênio; vídeo

Anúncios

As definições de “andar a cavalo” acabaram de ser atualizadas. Na última quinta-feira (3), a empresa japonesa Kawasaki revelou o projeto de criação de um robô quadrúpede com visual futurista, inspirado em um cavalo e que funciona com hidrogênio.

Em um vídeo publicado no canal oficial da companhia no YouTube, o equipamento é apresentado como uma opção de mobilidade pessoal off-road, capaz de se deslocar em diversos tipos de terreno e ambientes. Confira abaixo:

Anúncios

YouTube video

Na verdade, o vídeo apresenta um conceito de um meio de transporte batizado de Corleo. Criado com CGI (imagens geradas por computador), ele ilustra as capacidades que essa máquina futurista poderá ter no futuro — como escalar montanhas ou saltar sobre fendas cobertas de gelo. No entanto, a realidade ainda está longe disso: por enquanto, o Corleo é apenas um robô capaz de se manter em pé e ajustar sua postura, com mobilidade bastante restrita para realizar os pulos que dá no vídeo.

Mesmo que as funções exibidas no vídeo ainda estejam longe de se concretizar, o conceito do Corleo traz propostas inovadoras. Com uma “cabeça” que remete à frente de uma motocicleta, o robô possui um motor a hidrogênio de 150 cc, instalado entre as patas dianteiras. A ideia é oferecer uma alternativa mais sustentável aos combustíveis fósseis, como gasolina e etanol, prometendo maior autonomia e zero emissão de poluentes. Já os tanques de hidrogênio comprimido são acomodados na parte traseira da estrutura.

Anúncios

Como destaca o portal Motorcycle.com, cada uma das quatro pernas possui cascos de borracha semelhantes aos de cavalos, projetados para absorver impactos e garantir boa tração em terrenos irregulares. Um detalhe curioso, especialmente do ponto de vista da engenharia, é que toda a seção traseira do Corleo funciona como um braço oscilante — componente típico de suspensões que possibilita o movimento articulado das rodas traseiras em motocicletas.

No vídeo ainda é possível ver um painel tecnológico que exibe dados como o nível de hidrogênio, navegação, posição do centro de gravidade, entre outras informações úteis. O veículo ainda conta com projetores de LED que, em ambientes escuros, iluminam o trajeto a ser seguido.

Projeto futurístico do Corleo — Foto: Kawasaki Heavy Industries
Projeto futurístico do Corleo (Foto: Kawasaki Heavy Industries)

O controle do Corleo remete à experiência de montar um cavalo no futuro, sendo feito por meio da transferência de peso do piloto nos estribos e no guidão. A demonstração mostra os condutores assumindo uma postura agachada em velocidades mais altas, e uma posição mais ereta ao se deslocarem lentamente ou enfrentarem terrenos difíceis.

Naturalmente, o caminho até alcançar o futuro imaginado no vídeo ainda é longo e repleto de desafios. O Corleo é, por enquanto, um conceito — mais um exercício criativo sobre o que a mobilidade pessoal pode se tornar em 2050 do que um projeto com planos concretos de produção. Durante a feira de tecnologia Expo Osaka-Kansai 2025, que acontece no Japão, o protótipo apresentado pela empresa contou apenas com movimentos limitados, e ainda não conseguiu ser testado por pilotos.

Na descrição do vídeo, que já conta com mais de 750 mil visualizações, a Kawasaki afirma: “Acreditamos que os humanos desenvolveram e evoluíram a mobilidade para satisfazer seu instinto de movimento, ao mesmo tempo em que se adaptam às mudanças na sociedade. ‘CORLEO’ representa uma nova categoria de dispositivo de mobilidade pessoal que permitirá às pessoas explorar com segurança locais antes inacessíveis.”

Seu nome faz alusão as palavras em latim ‘cor’ (coração) e ‘leo’ (leão) (Foto: Kawasaki Heavy Industries)

Fonte: Galileu

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.853 da Mega-Sena, realizado na noite desta terça-feira (15) no Espaço da Sorte, na cidade...

Categorias