29 março, 2024

Últimas:

Manifestantes protestam contra brutalidade policial e política de segurança em Paris

Anúncios

Milhares protestam em Paris neste sábado (5) para denunciar a violência policial e os planos da política de segurança do presidente da França, Emmanuel Macron. Segundo os manifestantes, as mudanças prejudicariam as liberdades civis. Oito agentes da força de segurança ficaram feridos e 64 pessoas foram presas até o momento.

Os protestos surgiram após o governo apresentar um projeto de lei de segurança no Parlamento que visava aumentar suas ferramentas de vigilância. Um dos artigos do projeto prevê punição para a gravação e a divulgação de imagens de policiais em ação se feitas de maneira mal intencionada.

Anúncios

Críticos dizem que isso é subjetivo, já que muitos abusos da polícia só vêm a público porque há gravações que comprovam a brutalidade policial, como no caso do espancamento de um produtor negro em Paris, Michel Zecler.

Este é o segundo fim de semana consecutivo de protestos. Na semana passada, as manifestações ocorreram em mais de 70 cidades no país e houve confrontos violentos entre manifestantes e policiais.

Anúncios

Protestos em Paris — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters
Protestos em Paris (Fotos: Reprodução)

Pelo Twitter, Gérald Darmanin, ministro do Interior da França, condenou os atos violentos neste sábado, que contou com a participação de 46 mil pessoas. O próprio ministro foi alvo de reivindicações, que pediam sua renúncia.

“Os bandidos quebram a República. Apoio aos nossos policiais e aos nossos gendarmes, mais uma vez atacados com muita violência. 64 prisões. Entre os feridos, oito [agentes da] forças de segurança. Sua coragem e sua honra impõem o respeito de todos”, escreveu Darmanin.

Protestos contra força policial

O protesto deste sábado começou com milhares de pessoas marchando pacificamente em Paris quando houve confrontos entre a polícia e grupos de manifestantes, a maioria vestida de preto e com o rosto coberto. Alguns usaram martelos para quebrar pedras de pavimentação.

Manifestantes encapuzados lançaram projéteis contra a tropa de choque, quebraram vitrines, incendiaram carros e queimaram barricadas durante a manifestação contra a violência policial.

A polícia respondeu com rajadas de gás lacrimogêneo.

Bombeiros foram acionados após carros serem incendiados nas ruas de Paris, neste sábado (5) — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters
Bombeiros foram acionados após carros serem incendiados nas ruas de Paris, neste sábado (5) (Foto: Reprodução)

Os manifestantes marcharam pela capital francesa sob a estreita vigilância da polícia de choque, agitando faixas que diziam “França, terra dos direitos da polícia” e “Retirada da lei de segurança”.

“Estamos caminhando para uma limitação cada vez mais significativa das liberdades. Não há justificativa”, disse Karine Shebabo, moradora de Paris.

Pessoas protestam em Paris neste sábado (5) para denunciar a violência policial e os planos da política de segurança  — Foto:  Reuters/Gonzalo Fuentes
Pessoas protestam em Paris neste sábado (5) para denunciar a violência policial e os planos da política de segurança (Foto: Reprodução)

Outro manifestante, Xavier Molenat, disse: “A França tem o hábito de restringir as liberdades enquanto prega a importância desses mesmos direitos para os outros.”

Michel Zecler

O espancamento de um homem negro, o produtor musical Michel Zecler, por vários policiais, no fim de novembro, intensificou a insatisfação pública. O crime veio à tona depois que um circuito fechado de televisão e imagens de telefones celulares circularam online comprovando o excesso policial.

Os críticos disseram que o projeto original tornaria mais difícil responsabilizar a polícia em um país onde alguns grupos de direitos humanos alegam racismo sistêmico dentro das agências de aplicação da lei. Muitos oponentes do projeto de lei dizem que ele vai longe demais, mesmo quando reescrito.

Manifestação em 17 de novembro contra o artigo de lei que impede a filmagem de policiais na França — Foto: Reuters/Stephane Mahe
Manifestação em 17 de novembro contra o artigo de lei que impede a filmagem de policiais na França (Foto: Reprodução)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias