23 abril, 2024

Últimas:

Mais utilizados durante a quarentena, cama e sofá são os locais preferidos dos ácaros; saiba controlar

Anúncios

Organismos extremamente pequenos, os ácaros são responsáveis por desencadear diversas doenças alérgicas, como rinite, asma alérgica e dermatite atópica. Por isso, todo cuidado é pouco com a limpeza da casa, principalmente se os moradores já sofrem de alergias.

Depois da cama, o sofá é o segundo lugar preferido para os ácaros, de acordo com uma tese realizada pela bióloga Raquel Binotti e o médico Celso Henrique de Oliveira, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa praga doméstica se alimenta de escamas de pele humana e de animais, e costuma habitar também tapetes e cortinas.

Anúncios

Além disso, ácaros mortos e seus excrementos dispersam-se em poeira fina, o que também pode resultar em quadros alérgicos, que se agravam ainda mais em épocas de chuva e com alterações no clima.

É praticamente impossível eliminar completamente os ácaros de casa, mas há algumas medidas de controle que podem evitar a proliferação. Vale usar capas antiácaros em colchões e travesseiros, além de trocar a roupa de cama semanalmente. Uma atitude muito importante é retirar a poeira de colchões, sofás e tapetes ou carpetes com aspirador semanalmente. Além da aspiração semanal, recomenda-se a higienização profunda a cada seis meses.

Anúncios

Bianca Amaral, diretora da startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis TempoTem, explica que caso o morador tenha animais, crianças ou um histórico alérgico, o prazo para a higienização deve ser antecipado. “Mesmo seguindo as recomendações, uma limpeza profunda é necessária para eliminar as sujeiras que não são visíveis e também outras manchas e a poeira que estiver impregnada na trama do tecido”, explica.

Outro ponto de atenção é relacionado às dicas caseiras disponíveis em sites de busca. Segundo Bianca, é bom tomar cuidado e ser seletivo com as fontes, pois, além de nem todas as informações serem eficazes, algumas podem comprometer o estofado e até a saúde dos moradores. “Antes da limpeza, é preciso identificar o tecido e qual técnica para o produto é mais indicada”, ela sugere. 

Também é indicado abrir as janelas durante o dia, fazer faxinas semanais na casa, higienizar bichinhos de pelúcia e avaliar a retirada de carpetes e cortinas de tecido. Se tiver ar-condicionado em casa, é bom ficar de olho na periodicidade da troca do filtro.

Fonte: Casa e Jardim

Imagem de Selling of my photos with StockAgencies is not permitted por Pixabay 

Últimas

Festival MegaCities ShortDocs escolhe os melhores nacionais

Festival MegaCities ShortDocs escolhe os melhores nacionais

23/04/2024

Pelo segundo ano, o maior festival global de documentários cidadãos acontece no Brasil. Iniciativa estimula e...

Categorias