26 de dezembro, 2024

Últimas:

Mais utilizados durante a quarentena, cama e sofá são os locais preferidos dos ácaros; saiba controlar

Anúncios

Organismos extremamente pequenos, os ácaros são responsáveis por desencadear diversas doenças alérgicas, como rinite, asma alérgica e dermatite atópica. Por isso, todo cuidado é pouco com a limpeza da casa, principalmente se os moradores já sofrem de alergias.

Depois da cama, o sofá é o segundo lugar preferido para os ácaros, de acordo com uma tese realizada pela bióloga Raquel Binotti e o médico Celso Henrique de Oliveira, ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa praga doméstica se alimenta de escamas de pele humana e de animais, e costuma habitar também tapetes e cortinas.

Anúncios

Além disso, ácaros mortos e seus excrementos dispersam-se em poeira fina, o que também pode resultar em quadros alérgicos, que se agravam ainda mais em épocas de chuva e com alterações no clima.

É praticamente impossível eliminar completamente os ácaros de casa, mas há algumas medidas de controle que podem evitar a proliferação. Vale usar capas antiácaros em colchões e travesseiros, além de trocar a roupa de cama semanalmente. Uma atitude muito importante é retirar a poeira de colchões, sofás e tapetes ou carpetes com aspirador semanalmente. Além da aspiração semanal, recomenda-se a higienização profunda a cada seis meses.

Anúncios

Bianca Amaral, diretora da startup brasileira de soluções de manutenção de casa e automóveis TempoTem, explica que caso o morador tenha animais, crianças ou um histórico alérgico, o prazo para a higienização deve ser antecipado. “Mesmo seguindo as recomendações, uma limpeza profunda é necessária para eliminar as sujeiras que não são visíveis e também outras manchas e a poeira que estiver impregnada na trama do tecido”, explica.

Outro ponto de atenção é relacionado às dicas caseiras disponíveis em sites de busca. Segundo Bianca, é bom tomar cuidado e ser seletivo com as fontes, pois, além de nem todas as informações serem eficazes, algumas podem comprometer o estofado e até a saúde dos moradores. “Antes da limpeza, é preciso identificar o tecido e qual técnica para o produto é mais indicada”, ela sugere. 

Também é indicado abrir as janelas durante o dia, fazer faxinas semanais na casa, higienizar bichinhos de pelúcia e avaliar a retirada de carpetes e cortinas de tecido. Se tiver ar-condicionado em casa, é bom ficar de olho na periodicidade da troca do filtro.

Fonte: Casa e Jardim

Imagem de Selling of my photos with StockAgencies is not permitted por Pixabay 

Talvez te interesse

Últimas

BIC lança isqueiros personalizados com estampas de séries para conectar fãs as produções...

Categorias