Mais de mil corredores ganham vaga em maratona pública da Olimpíada de Paris 2024

Mais de mil corredores garantiram vaga na maratona de participação que vai ser disputada junto à maratona olímpica de Paris 2024 neste domingo. Para isso, os amadores precisam terminar uma prova comemorativa à frente do bicampeão olímpico Eliud Kipchoge, em evento organizado na capital francesa para celebrar a contagem regressiva de mil dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024. A corrida de 5km, no formato de perseguição ao astro queniano, aconteceu na Champs-Elysée, avenida mais famosa de Paris.

Os participantes da prova são os mais de 3.600 membros do Club Paris 2024, que promoverá diversos eventos desse tipo, com participação de astros olímpicos, até os Jogos. O Clube Paris 2024 foi lançado no ano passado pelo Comitê Organizador, oferecendo ao público a chance de garantir privilégios até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, incluindo a chance de ser um dos condutores da chama olímpica no revezamento da tocha.

Os participantes largaram antes de Kipchoge, em grupos diferentes, dependendo dos tempos que conseguiriam correr, em um percurso que passou pela Place de la Concorde e pela Champs Elysées.

O atleta queniano Eliud Kipchoge aplaude corredores no pódio da "Maratona para Todos" no Arco do Triunfo, em Paris — Foto: REUTERS/Sarah Meyssonnier
O atleta queniano Eliud Kipchoge aplaude corredores no pódio da “Maratona para Todos” no Arco do Triunfo, em Paris (Foto: Reprodução)

– Esta é a primeira vez que estou feliz por ter perdido. Minha derrota é uma vitória para várias centenas de pessoas que espero encontrar em 2024 aqui em Paris – disse Kipchoge, cujo recorde mundial da maratona é de 2h01min39.

Mais de mil corredores terminaram antes do dono do recorde mundial da maratona e bicampeão olímpico, assim asseguraram lugares no evento de participação em massa que acontecerá no mesmo dia da maratona olímpica dos Jogos de Paris em 2024. Será a primeira vez que uma maratona pública será realizada paralelamente ao evento olímpico, na mesma data e no mesmo percurso. Uma corrida separada de 10 km também será realizada no dia, com Paris 2024 destacando seu desejo de envolver ativamente o público nos Jogos.

Fonte: G1

Scroll Up