19 abril, 2024

Últimas:

Mais de cem pessoas morrem em 48h de combates entre governo da Síria e rebeldes

Anúncios

Mais de cem combatentes morreram na segunda-feira e nesta terça-feira (27) em confrontos entre forças do governo da Síria, apoiadas pela Rússia, e grupos rebeldes do país. Os dados são do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Na segunda-feira, a Força Aérea russa, que apoia o governo da Síria, bombardeou campos de treinamento da Frente Nacional de Libertação (FNL), um grupo de rebeldes que tem o apoio da Turquia.

Anúncios

Esses ataques deixaram quase 80 mortos.

Em resposta, os rebeldes então lançaram centenas de obuses contra posições do governo de Bashar al-Assad.

Anúncios

Os combatentes do governo, então, atacaram áreas controladas pelo Estado Islâmico (EI) no deserto sírio. Cerca de 30 soldados de ambos os lados morreram nesses confrontos.

Apesar de sua derrota e da queda do califado em março de 2019, o Estado Islâmico mantém sua capacidade de atacar, principalmente nessa área desértica.

O porta-voz da FNL, Naji Mustafa, chamou sua ação de “resposta imediata e direta ao crime” do dia anterior, dirigida contra as forças do governo ao sul de Idlib e no norte de Hama, afirmou à AFP.

“A resposta continuará e será contundente”, ressaltou Mustafa, da FNL, acusando a Rússia de tentar “sabotar” a trégua em vigor em Idlib desde março.

Metade da província de Idlib e porções das províncias contíguas de Hama, Aleppo e Latáquia ainda estão controladas por grupos rebeldes. O governo de Damasco já manifestou várias vezes sua determinação em reconquistar completamente o território.

Essa região de três milhões de habitantes é dominada pelo grupo extremista Hayat Tahrir al-Sham (HTS), mas também é refúgio de grupos rebeldes menos influentes, como os que integram a FNL.

Desde março de 2019, mais de 900 combatentes do governo morreram durante os confrontos, assim como 140 membros das milícias aliadas, contra 500 jihadistas, segundo o OSDH.

Iniciada em 2011, a guerra da Síria já custou a vida de mais de 380 mil pessoas e levou milhões ao exílio.

Fonte: Yahoo!

Últimas

STJ limita coparticipação do plano ao valor da mensalidade

STJ limita coparticipação do plano ao valor da mensalidade

19/04/2024

Em decisão, 3ª Turma do STJ determinou que os valores de coparticipação pagos pelo beneficiário a...

Categorias