Anúncios
Idosos abrigados em uma casa de repouso em Pirajuí (SP) que foram atingidos por um surto de coronavírus receberam alta hospitalar nesta sexta-feira (22).
Sob aplausos de funcionários e em clima de emoção, 14 dos 32 idosos infectados deixaram o isolamento onde ficaram por 14 dias lutando para vencer a Covid-19.
Anúncios
A expectativa é que na próxima segunda-feira (25), outros 11 idosos deixem o isolamento, com os demais saindo durante o decorrer da semana.
Dentre os pacientes liberados nesta sexta estava a Missu (foto), uma baiana de 105 anos, que emocionou os presentes por sua resistência à doença.
Anúncios
Além dos 32 idosos, 14 funcionários também tiveram diagnósticos positivos e três deles já deixaram o isolamento, curados.
Segundo Milena Formagio, diretora do Hospital Lar Irmã Dulce, os demais funcionários infectados estão isolados em casa, assintomáticos, e a maioria deles perto de encerrar a quarentena sem complicações.
Segundo a direção do abrigo, os internos que testaram positivo para a Covid-19 foram isolados e internados na própria instituição, que possui estrutura de hospital, com equipe médica e funcionários da área.
O primeiro abrigado que testou positivo foi um homem de 85 anos, no último dia 8 de janeiro. A direção do lar acredita que o idoso teve contato com o vírus por meio de funcionários.
Depois do primeiro resultado positivo, o hospital realizou uma varredura e testou 96 pacientes, chegando ao resultado de 32 casos confirmados.
Desde o início da pandemia o lar não está recebendo visitas externas e as atividades com idosos foram suspensas para evitar aglomeração.
A Secretaria de Saúde de Pirajuí informou que o lar está sendo monitorado periodicamente pelas equipes da Vigilância Epidemiológica do município.
Esta é a segunda instituição do tipo na cidade atingida por surto durante a atual pandemia. No ano passado, pelo menos dois idosos morreram durante um surto de coronavírus registrado no Asilo São Vicente de Paulo.
Para minimizar o risco de infecção pela Covid-19 na instituição, 75 funcionários que atuam na linha de frente de atendimento aos idosos receberam nesta quinta-feira (21) a primeira dose da vacina CoronaVac. Outros 60 funcionários devem ser vacinados nesta sexta.
Fonte: G1