29 março, 2024

Últimas:

Mãe de criança que teve complicação rara ligada à covid-19 alerta sobre o uso de máscara nas escolas

Anúncios

O pequeno Carson Abbott, de 11 anos, foi diagnosticado com covid-19 e desenvolveu MIS-C (sigla em inglês para Síndrome Inflamatória Multissistêmica) no final do ano passado. O menino precisou passar um mês internado na UTI. Ele mora na cidade de Abilene, no Texas (EUA), onde a utilização de máscara nas escolas não é obrigatória. Sua mãe Angie Abbott, 53, teme que ele volte a ser infectado com o vírus no retorno às aulas presenciais.

Menino desenvolveu síndrome multissistêmica após covid-19 (Foto: Reprodução/Facebook/CBS Austin)
Menino desenvolveu síndrome multissistêmica após covid-19 (Foto: Reprodução/Facebook/CBS Austin)

Ao programa de TV americano Good Morning America, a mãe contou que seu filho começou a apresentar sintomas de gripe no dia 8 de novembro do ano passado. Carson foi levado a um hospital, onde realizou um teste para covid-19 – com resultado positivo, mas voltou para casa em seguida porque os médicos disseram que seu caso não era grave.

Anúncios

Angie lembrou que Carson estava desanimado e só queria ficar deitado. Preocupada, a mãe ligou para o pediatra do menino, que a aconselhou a levá-lo novamente ao hospital. Ao chegar lá, os médicos não conseguiram descobrir o que ele tinha.

Quando a criança começou a piorar, a mãe resolveu procurar ajuda em outro hospital. “Souberam imediatamente que ele tinha MIS-C. Seus marcadores de inflamação estavam extremamente altos. Ele estava inchado do lado de fora do rosto, nas mãos e nos pés e tinha erupções cutâneas em quase todo o corpo”, contou Angie. “Eu estava morrendo de medo, eu nem sabia o que era MIS-C.”

Anúncios

A MIS-C é uma resposta inflamatória grave rara para a covid-19 que pode afetar diferentes partes do corpo, incluindo coração, pulmões, rins e pele. A maioria das crianças que desenvolvem a condição consegue se recuperar, apesar de geralmente precisarem ser hospitalizadas. As crianças com MIS-C geralmente sentem muita dor e desconforto abdominal, incluindo diarreia e vômitos, e apresentam febre. Os sintomas normalmente começam cerca de duas a quatro semanas após a contaminação por covid-19.

“A idade média das pessoas que desenvolvem a MIS-C é de 9 anos”, explicou a Dra. Priscilla Hanudel, médica emergencial em Los Angeles, ao Good Morning America. “A utilização de máscara é crucial para evitar que as crianças desenvolvam esta doença grave, especialmente porque as idades de 11 anos ou menos ainda não são elegíveis para a vacina.”

Ao ser constatado que Carson estava com MIS-C, ele foi internado e levado para a UTI. Segundo a mãe, os médicos disseram que seu estado de saúde era crítico. “Me disseram que se eu tivesse esperado até a manhã seguinte para levá-lo ao hospital, ele provavelmente não teria sobrevivido”, lembrou Angie.

Em janeiro deste ano, após passar um mês no hospital, o menino recebeu alta, mas ainda precisa fazer acompanhamento médico e realizar exames. A mãe agora teme que ele contraia novamente o vírus da covid-19 na volta às aulas presenciais, que acontecerá no dia 18 de agosto, já que a escola de Carson não adotará o uso obrigatório de máscaras.

“É a única coisa que me passa pela cabeça. Não é apenas uma coisa diária. A cada momento, de cada dia, eu estou preocupada com ele. Sinto como se estivéssemos entrando em uma zona de guerra sem nenhuma proteção própria”, lamentou a mãe. Ela disse ainda que a escola do seu filho não oferecerá mais a opção de aulas à distância.

Angie quer conscientizar os pais sobre a importância de instruir os filhos a utilizar máscara na escola. “Covid-19 e MIS-C são muito reais e muito devastadoras. Então, por favor, não diga que não é grande coisa”, declarou a mãe. “Se alguém fosse capaz de entrar no meu lugar e passar pelo que passei com meu filho, acho que não haveria dúvida da necessidade de máscaras”.

Fonte: Crescer

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias