24 abril, 2024

Últimas:

LEIA SOCIAL – Coluna Ulalá: Telma Habermann, a Virtuose de Botucatu

Anúncios

Telma Habermann era uma garotinha talentosa e a última a entrar no palco do Teatro Municipal para se apresentar, com a Orquestra de Botucatu, tocando violino. Motivo: ela só tinha oito aninhos!!

Botucatuense, filha de Dr. Francisco Habermann e Dra. Marta Cassoni Habermann, ambos professores da Faculdade de Medicina de Botucatu, iniciou seus estudos de piano com a professora Tânia do Amaral, de quem nunca se esquece.

Anúncios

A garotinha cresceu, voou para longe e morou em algumas cidades e, em 2008, fixou residência em Genebra (Suíça), onde reside até hoje. Em 2005 diplomou-se em piano no Conservatório Superior de Genebra.

A partir de 2009, entre inúmeras atividades musicais, expressa-se como concertista, após se diplomar, e solista interpretando música clássica em Concertos na Europa e no Brasil. Seu projeto atual é difundir a música clássica brasileira na Europa.

Anúncios

Domingo, 30 de julho, noite gloriosa e marcante para a pianista, que solou a peça Piano Concerto n º 3 op. 37 de L. Van Beethoven, com técnica perfeita e de forma vibrante. O palco do Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci foi o mesmo que frequentou desde criança.

Gloriosa noite, também, para o maestro regente da OSMB, o sempre aclamado Fernando Ortiz de Villate e para os talentosos musicistas pelo apurado desempenho musical. Sublime e inebriante para a plateia que esbanjou aplausos e elogios.

Agradecimentos à Telma Habermann e a todos que nos presentearam com musicalidade arrebatadora que tocou profundamente a alma de todos que prestigiaram o Concerto de Encerramento do Festival de Inverno 2017.

Finalizo com um breve trecho da Nona Sinfonia de Beethoven:

“Alegremente, como seus sóis voem

Através do esplêndido espaço celeste

Se expressem, irmãos, em seus caminhos,

Alegremente como o herói diante da vitória”

O maestro Fernando Ortiz de Villate e musicistas da OSMB (foto: Eliete Soares)
Dra. Marta Cassoni Habermann e Dr. Francisco Habermann
A pianista Telma Habermann em noite gloriosa em Botucatu
A pianista Telma e o maestro Maestro Fernando Ortiz de Villate (foto: Eliete Soares)

 

Coluna Ulalá – por Adele Guimarães

Fonte: Jornal Leia Noticias

Últimas

Profissionais da indústria recebem certificação em ERP

Profissionais da indústria recebem certificação em ERP

24/04/2024

Nomus lança programa de certificação gratuito para incentivar qualificação e validar conhecimentos de profissionais da indústria...

Categorias