20 abril, 2024

Últimas:

Leão-baio sobe em árvore ao fugir de cães na Serra de SC; veja vídeo

Anúncios

Um leão-baio, ou Puma concolor, foi flagrado por um produtor rural em cima de uma árvore em Painel, na Serra catarinense, na segunda-feira (21). O animal foi localizado pelos cachorros da propriedade, correu e subiu na árvore. É raro ver este animal silvestre de perto e numa árvore e, provavelmente, ele subiu porque se sentiu acuado pelos cães.

Veja o vídeo.

Anúncios

“Eu tava trabalhando com o gado e os cachorros do serviço entraram em um capãozinho de mato e ele correu. Correu em torno de 50 metros e os cachorros começaram a latir. Quando eu cheguei perto, ele estava lá em cima da árvore. Consegui fazer as imagens, mas o bicho é grande deu de assustar”, disse o engenheiro agrônomo, Juliano Bertoni.

O leão-baio voltou para o chão assim que os cachorros e o produtor se afastaram do local. O flagrante aconteceu por volta das 15h de segunda.

Anúncios

O veterinário e professor Aury Nunes, responsável pelo setor de animais silvestres do Hospital Veterinário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), informou que o animal é comumente encontrando na região. Porém, o fato de alguém vê-lo tão de perto e em cima de uma árvore é raro, segundo ele.

“O que não é comum é ele estar nessa altura. Olhando as imagens dá para ver uma razão muito simples: O proprietário está com cães e esses animais ficam acuados. Daí a razão para esse animal estar nessa altura”, detalha.

O biólogo explica ainda que o leão-baio é um predador típico da região Sul do país e que pode percorrer de 30 a 40 quilômetros em uma noite. Esse animal silvestre também é chamado de onça-parda ou suçuarana.

Leão-baio em SC — Foto: NSC TV/Reprodução
Leão-baio em SC (Foto: NSC TV/Reprodução)

Fonte: G1 – Foto: Juliano Bertoni/Reprodução

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias