Anúncios
O Largo dos Pescadores de Piracicaba (SP) recebe a 197ª edição da tradicional Festa do Divino Espírito Santo a partir deste domingo (9). A abertura das festividades ocorre às 9h com a Missa da Derrubada e Benção dos Barcos no Rio Piracicaba, seguida da apresentação da Congada do Divino. A manifestação religiosa cultural é patrimônio imaterial da cidade. As celebrações seguem até a próxima semana, com encerramento no dia 16 de julho. Confira mais detalhes, abaixo.
A Festa teve início em 1826, há quase 200 anos, e é uma das mais tradicionais manifestações religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais, como Folia, Pouso, Leilão de Prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros.
Anúncios
A tradicional Missa da derrubada e bênção dos barcos no Rio Piracicaba será ministrada pelo monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli. Após a celebração religiosa, haverá almoço.
Serão três barcos participando, dois subindo com marinheiros rio acima e um barco-mãe que desce para o encontro das bandeiras do Divino, que acontece no dia 15 de julho.
Anúncios
Neste domingo (9), ocorre a inauguração do monumento em homenagem à festa, que é patrimônio cultural imaterial da cidade de Piracicaba desde 2016. A homenagem será em forma de um mastro, onde será hasteada a bandeira do Divino Espírito Santo, e uma placa que explica sobre a tradição do evento.
Para mais informações e compra de convites para os almoços e jantares da festa, é preciso entrar em contato com a Irmandade do Divino Espírito Santo. A sede da entidade fica na Rua Moraes Barros, nº 58, no Centro. O telefone é (19) 3434-9701.
Confira, abaixo, a programação completa de todos os dias da Festa do Divino.
Dia 9 de julho
- 9h – Missa da Derrubada e Benção dos Barcos no Rio Piracicaba, seguida de Congada
- 12h – Almoço com Oitava Cor
Dia 10 de julho
- 20h – Tríduo Solene, com padre Maciel
Dia 11 de julho
- 20h – Tríduo Solene, com padre Inácio
Dia 12 de julho
- 20h – Tríduo Solene, com padre Aramis
Dia 13 de julho
- 19h – Jantar com Matheus e Denilson e Donizete Galopeira e Banda
Dia 14 de julho
- 20h – Jantar com Banda União Operária, leilão de prendas e show pirotécnico
Dia 15 de julho
- 13h – Apresentação da Congada, no largo dos Pescadores
- 15h – Procissão do Divino Espírito Santo
- 16h – Encontro das Bandeiras e queima de fogos
- 17h – Missa do Encontro das Bandeiras
- 20h – Jantar e música com Sheba e Projeto Modão
Dia 16 de julho
- 9h – Procissão de Nossa Senhora Aparecida
- 10h – Missa de encerramento, passagem da Bandeira ao próximo festeiro e apresentação da Congada no largo dos Pescadores
- 12h – Almoço e música com Matheus e Denilson
- 16h – Encerramento das festividades
Fonte: G1