Anúncios
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, planeja viajar à Rússia em setembro para se reunir com o presidente Vladimir Putin para discutir a possibilidade de fornecer armas para a guerra na Ucrânia, informou o “The New York Times” na segunda-feira (4), citando fontes dos EUA e aliados.
Kim viajaria de Pyongyang, provavelmente em trem blindado, para Vladivostok, na costa do Pacífico da Rússia, onde se encontraria com Putin, informou o jornal.
Anúncios
“Como advertimos publicamente, as negociações sobre armas entre a Rússia e a Coreia do Norte estão avançando ativamente”, disse Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, segundo a AFP.
“Temos a informação de que Kim Jong-un espera que essas discussões continuem até incluir um compromisso diplomático ao nível de líderes na Rússia”, afirmou.
Anúncios
Em um momento em que os Estados Unidos têm expressado preocupação com os crescentes laços militares entre os dois países, a notícia da visita planejada de Kim vem depois de a Rússia dizer que estava discutindo a realização de exercícios militares conjuntos com a Coreia do Norte.
“Por que não, esses são nossos vizinhos. Há um velho ditado russo que diz: você não escolhe seus vizinhos e é melhor viver com seus vizinhos em paz e harmonia”, disse o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, nesta segunda-feira, segundo a agência de notícias Interfax.
Fonte: Agências