19 abril, 2024

Últimas:

Justiça do Vaticano ordena apreensão de computador de funcionário da Secretaria de Estado

Anúncios

A Justiça do Vaticano ordenou a apreensão do computador e de objetos pessoais do ex-alto funcionário da Secretaria de Estado Alberto Perlasca, informou a Santa Sé nesta terça-feira.

O funcionário foi suspenso de suas funções como parte de uma investigação interna por fraude em operações imobiliárias aberta em outubro passado.

Anúncios

Perlasca foi nomeado para o cargo em 2011 pelo cardeal Tarcisio Bertone e administrava as finanças das fundações do Vaticano, mas também o fundo São Pedro com as ofertas enviadas pelos fiéis ao pontífice para as missões da Igreja.

A apreensão acontece quatro meses depois que o papa Francisco o suspendeu de seus cargos e ordenou a investigação de cinco funcionários do Vaticano, incluindo o número dois da Autoridade de Informação Financeira (AIF), pelo cometimento de uma possível fraude econômica em detrimento do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano.

Anúncios

A justiça do Vaticano investiga, em particular, a aquisição de um edifício de prestígio no coração de Londres com dinheiro de doações para a Igreja.

O cardeal italiano Angelo Becciu, prefeito da Congregação para os Santos, disse na segunda-feira que os fundos de doações não foram usados para a compra do luxuoso edifício de Londres, informou a agência católica I.media.

Falando à margem de uma conferência, o cardeal Becciu, que foi substituto de Assuntos Gerais entre maio de 2011 e junho de 2018, explicou que o dinheiro foi obtido graças a uma “hipoteca” que permite que os fundos da Santa Sé fiquem “intactos”.

“A Promotoria e o Corpo da Gendarmeria continuam suas investigações administrativas e contábeis e sua cooperação com as autoridades estrangeiras” no caso, explicou o Vaticano nesta terça-feira.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Declaração dos Credores da Oi Referente a Oferta Substituta

19/04/2024

Anúncios Em relação ao plano de reestruturação da Oi e o processo de marketing da ClientCo,...

Categorias