26 abril, 2024

Últimas:

Jornal Leia Notícias: Delegacia da Mulher registra 180 ocorrências por mês em Botucatu

Anúncios

delegadaDDMOs números chamam a atenção. Por mês, em média, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Botucatu registra 70 casos de lesão corporal dolosa, 30 casos de ameaça e mais 30 ocorrências de calúnia – todos crimes contra mulheres, enquadrados na Lei Maria da Penha. De acordo com a delegada Simone Alves Firmino Tuno, no total, a DDM tem 180 Boletins de Ocorrência registrados mensalmente.

“São 180 BO´s por mês e 70% é Lei Maria da Penha”, explica. Em comparação aos números apresentados há 5 anos, houve um aumento de cerca de 60 Boletins de Ocorrência registrados pela DDM. Em 2011 eram 120 BOs por mês. “Realmente houve um aumento, que se deve em função da maior divulgação da Lei Maria da Penha e também do aumento do consumo de álcool e droga na sociedade”, avalia a delegada da DDM.

Anúncios

A quantidade de casos de estupros registrados na Cidade também chama a atenção: um por semana. “Temos em média 5 estupros por mês, o que daria um por semana, mas temos meses com mais casos e outros com menos. Na média é isso mesmo, 5 por mês”, relata a delegada. Esse dado apresentado é em relação apenas aos casos encaminhados para a Polícia Civil, mas provavelmente ocorram muitos outros estupros que não são levados ao conhecimento da DDM, principalmente por vergonha da vítima. “Ainda existe esse problema da vergonha da vítima.

A maioria dos casos são contra crianças e adolescentes, que ainda não têm a formação psicológica completa. Após um crime como este, a vítima ainda se sente culpada pelo o que ocorreu, não tem coragem de denunciar e acaba não relatando para ninguém o que houve”, lamenta a delegada. A pedido do Jornal Leia Notícias, a delegada Simone Alves Firmino Tuno explicou como a vítima deve agir em cada caso.

Anúncios

Estupro

“A vítima de estupro, em até 72 horas após o crime, pode ir direto para o Hospital das Clínicas da Unesp, em Rubião Jr. Os médicos irão acionar a polícia e poderão colher os vestígios e as provas”.

Agressão física

“Se for caso de urgência, em função dos machucados, a vítima deve ir ao Pronto Socorro Municipal. Lá eles irão acionar a Polícia. Agora, se estiver apenas com alguns hematomas e não precisar de atendimento médico, a vítima deve procurar direto à Delegacia”.

Ameaça

“Em casos de ameaça, a vítima deve procurar direto à Delegacia e já levar os nomes de testemunhas”.

Serviço: DDM – Delegacia de Defesa da Mulher Rua Gustavo Teixeira Assumpção, 159 Jardim Dona Nicota Telefone: (14) 3882-0888 ou 197

Últimas

Agronegócio impulsiona turismo corporativo no interior do Mato Grosso

Agronegócio impulsiona turismo corporativo no interior do Mato Grosso

26/04/2024

Com a crescente demanda por hospedagem de qualidade para viajantes a negócios, os hotéis no cinturão...

Categorias