27 abril, 2024

Últimas:

John Kerry diz que ataques aéreos contra jihadistas vão se intensificar

Anúncios

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informou hoje (17) que os ataques aéreos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que aumentaram nos últimos dias, vão se intensificar.

Chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Kerry à cadeia francesa France2 que, ainda que as incursões na Síria dependam, em termos gerais, dos objetivos, vão prosseguir porque têm dado bons resultados.

Anúncios

Kerry, que se reuniu hoje com o presidente de França, François Hollande, no Eliseu, disse que, com o aumento dos bombardeios, o Estado Islâmico “cada vez terá mais dificuldades”.

“Avançamos para pressionar”, afirmou Kerry na entrevista, destacando que são visadas as vias de abastecimento do grupo, a fim de acabar com o contrabando de petróleo da organização terrorista com países como o Iraque e a Turquia, “uma fonte importante de financiamento”.

Anúncios

O secretário de Estado norte-americano descartou o envio de tropas. Segundo ele, essa “não é a melhor estratégia”, pois as pessoas no terreno devem ser cidadãos locais, aos quais compete “tomar o poder”, razão pela qual é “tão importante” uma solução política, que pode ter lugar a curto prazo.

“Pela primeira vez temos o Irã e a Rússia na mesa de negociações. Se nas próximas semanas conseguirmos que a oposição e os que apoiam Al Assad [presidente sírio] se encontrem, acreditamos que podemos alcançar um cessar fogo.”

Alcançado esse objetivo, “se for possível colocar em marcha de forma efetiva uma transição política, poderemos mobilizar as forças governamentais com a oposição para combater juntos o Estado Islâmico. Essa é a solução mais eficaz.”

Fonte: Agência Brasil

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias