23 abril, 2024

Últimas:

Jogos Regionais 2019: Botucatu será o centro das atenções do esporte regional

Anúncios

Botucatu volta a cravar seu nome como um dos principais polos esporti­vos do Estado. É no clima de superação e competi­tividade que a Cidade se­dia, de 16 a 27 de julho, a 63ª edição dos Jogos Re­gionais, um dos maiores torneios esportivos do país. São esperados mais de cinco mil atletas de 45 municípios. A última vez que a competição ocor­reu na Cidade dos Bons Ares foi em 1996, abrin­do o caminho para solidi­ficar a vocação esportiva da região. Em 2005 o município recebeu a 69ª edição dos Jogos Abertos do Interior, considerada a maior competição espor­tiva da América Latina.

Para que Botucatu pro­mova a competição, um plano que contemplou o uso de ampla estrutura esportiva foi viabilizado pela organização. Além de espaços públicos, como o Ginásio Municipal Mário Covas Júnior, o Es­tádio João Roberto Pilan (Inca), o complexo espor­tivo Heróis do Araguaia, e clubes como a Associação Atlética Botucatuense (AAB), Associação Atlé­tica Ferroviária (AAF) e Botucatu Tênis Clube, se­diarão o evento.

Anúncios

A 63ª edição dos Jogos Regionais contemplará a disputa de vinte e três modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete, biribol, bo­cha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginás­tica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, na­tação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Foram promovidos di­versos investimentos de modernização e adequa­ção em diversos equipa­mentos esportivos que serão usados nas dispu­tas, como na cancha de bocha, pista de atletis­mo, campo de futebol, entre outros no estádio municipal João Roberto Pilan, além da adequação do Ginásio Municipal de Esportes, no Bairro Alto, com a reforma de piso e dispositivos de seguran­ça. Será no Ginásio, inclu­sive, a cerimônia de aber­tura, no dia 17 de julho, às 20 horas.

Anúncios

A pira com as chamas do evento será acesa pela nadadora Carla Arruda, maior medalhista botuca­tuense nos Regionais.

Para o prefeito Má­rio Pardini, a realização do evento no município mostra um novo mo­mento no investimento esportivo e no posicio­namento de Botucatu como polo formador de atletas. “Estamos muito felizes por, depois de 23 anos, voltarmos a realizar os Jogos em Botucatu. Estamos investindo em infraestrutura e melhoria de nossos equipamentos esportivos, para além de oferecer uma condição adequada para as com­petições, melhorar ainda mais o acesso ao espor­te às nossas crianças, jovens, adultos e idosos após a competição. Só neste ano, abrimos, com o processo de Chama­mento Público, cerca de sete mil vagas gratuitas em diversas modalidades de esporte, e todas essas pessoas desfrutarão dos nossos equipamentos”, frisa.

Segundo Pardini, a or­ganização procurou aten­der a todos os quesitos exigidos pela Secretaria do Estado de Esportes, mobilizando pessoas que auxiliarão na organiza­ção, logística, segurança e arbitragem do even­to. “Também estamos bastante atentos a cada detalhe daquilo que de­vemos oferecer para a realização dos Jogos no quesito infraestrutura. Temos o compromisso de, além de abrigar essa grande competição, ofe­recer segurança, estru­tura e lazer para os mi­lhares de atletas que aqui estiverem, inclusive para a nossa população botu­catuense, que já começa a respirar a competição”, afirma o prefeito.

Botucatu participará dos Jogos Regionais com sua maior delegação: se­rão mais de quinhentos atletas disputando todas as vinte e três modalida­des.

Serviço

63º Jogos Regionais Botucatu 2019

Quando: de 16 a 27 de julho

Site oficial: jogosregio­nais.botucatu.sp.gov.

A 63ª Edição dos Jogos Regionais trará mais um resgate de toda a rique­za botucatuense. A sín­tese se dá com a masco­te da competição, a onça Sussu, que estampará os símbolos das modalida­des e garantirá a iden­tidade do torneio, que volta ao município após vinte e três anos.

A escolha da mascote veio após concurso rea­lizado pelas Secretarias de Educação, Esportes, Comunicação e Cultura, que envolveu centenas de alunos da rede mu­nicipal de ensino. Sussu foi autoria de Marcos Vinicius Fraga, do 9º ano da Escola João Maria de Araújo. O nome para o personagem faz alusão à onça-parda (Puma con­color), também conheci­da no Brasil como suçua­rana (ou sussuarana), e que é bastante comum na zona rural botuca­tuense.

Jornal Leia Notícias por Flávio Fogueral

Últimas

Hemohim, um alimento funcional para fortalecer o sistema imunológico, vira sensação global

23/04/2024

Anúncios O Hemohim está conquistando uma grande popularidade no mercado global como um dos principais alimentos...

Categorias