29 março, 2024

Últimas:

Joe Biden faz 1º discurso após confirmação da vitória no Colégio Eleitoral

Anúncios

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, discursou pela primeira vez nesta segunda-feira (14) após a confirmação de sua vitória pelo Colégio Eleitoral. Os delegados ratificaram a vitória democrata por 306 votos a 232, conforme já era projetado.

“É hora de virar a página, de unir e de curar”, afirmou Biden, prometendo esforços para a campanha de vacinação contra a Covid-19.

Anúncios

No discurso em Wilmington, cidade onde Biden montou um bunker de transição, o presidente eleito criticou as tentativas do derrotado Donald Trump em reverter o resultado das urnas, sugerindo que o republicano cometeu abuso de poder.

“Nessa batalha pela alma da América, a democracia prevaleceu”, disse Biden.

Anúncios

“Nos EUA, políticos não tomam o poder: a população dá a eles”, afirmou. “A chama da democracia foi acesa nesta nação há muito tempo atrás. Agora sabemos que nada, nem mesmo uma pandemia ou um abuso de poder, pode extinguir essa chama.”

“É minha esperança sincera de que nunca mais veremos ninguém submetido às ameaças e aos abusos que vimos nessas eleições”, disse o democrata.

“Se ninguém sabia antes, agora sabemos. O que bate forte nos corações do povo americano é isto: democracia. O direito de ser ouvido, de ter os votos contados. De escolher os líderes desta nação e de governarem a si próprios.”

Biden também lamentou as mais de 300 mil mortes pelo coronavírus, marca atingida nesta segunda, mesmo dia do início da vacinação dos EUA.

“Meu coração está com cada um de vocês neste inverno sombrio da pandemia, com vocês que estão sem seus entes queridos ao lado”, homenageou.

Vitória confirmada no Colégio Eleitoral

Delegado Clifford Levine mostra cédula ao votar pelo Colégio Eleitoral em Joe Biden, durante reunião nesta segunda-feira (14) em Harrisburg, Pensilvânia, no dia da confirmação do resultado das eleições dos EUA — Foto: Commonwealth Media Services/Handout via Reuters
Delegado Clifford Levine mostra cédula ao votar pelo Colégio Eleitoral em Joe Biden, durante reunião nesta segunda-feira (14) em Harrisburg, Pensilvânia, no dia da confirmação do resultado das eleições dos EUA (Foto: Commonwealth Media Services/Handout)

As reuniões dos delegados em seus respectivos estados confirmaram nesta segunda a vitória de Biden por 306 votos contra 232 de Trump, exatamente o mesmo número projetado pela Associated Press e pelos demais veículos de comunicação dos EUA.

A etapa era mais uma das formalidades entre a votação de novembro e a posse do democrata como novo presidente, prevista para 20 de janeiro.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Considerando o voto popular, Biden teve 81,3 milhões de votos (51,3%) contra 74,2 milhões (46,8%) de Trump.

As próximas etapas até a posse de Biden serão as seguintes

  • 23 de dezembro: data-limite para que o Senado, em Washington, receba os certificados dos votos dos delegados em cada estado.
  • 6 de janeiro: o Congresso americano faz uma sessão conjunta e conta os votos do Colégio Eleitoral. Quem preside a sessão é o presidente do Senado, que é o vice-presidente Mike Pence. Caberá a ele declarar, então, quem está oficialmente eleito.
  • 20 de janeiro: o novo presidente e seu vice assumem seus cargos.

Fonte: G1

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias