Anúncios
Israel e Sudão finalizaram um acordo para normalizar as relações, e uma cerimônia de assinatura é esperada para depois da transferência de poder dos militares para um governo civil em Cartum, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel nesta quinta-feira.
O anúncio veio depois que o Ministério das Relações Exteriores do Sudão disse que foi acertado durante uma visita do ministro israelense das Relações Exteriores, Eli Cohen, “avançar para a normalização das relações entre os dois países”.
Anúncios
Após gerações de não reconhecimento, o Sudão prometeu tomar medidas para estabelecer relações diplomáticas com Israel como parte de um acordo de 2020 mediado pelo governo do então presidente norte-americano Donald Trump, juntamente com os acordos de normalização entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, Barein e Marrocos, conhecidos como “Acordos de Abraão”.
A visita de Cohen a Cartum foi a primeira de uma autoridade israelense reconhecida pelas autoridades sudanesas, embora tenha havido uma série de trocas de funcionários nos últimos anos.
Anúncios
“Durante a visita, que foi feita com o consentimento dos Estados Unidos, as partes finalizaram o texto do acordo”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Israel.
“Espera-se que a cerimônia de assinatura ocorra após a transferência do poder no Sudão para um governo civil que será estabelecido como parte do processo de transição em curso no país”, afirmou.
“Definitivamente, estamos ansiosos para assinar o acordo e depois ter representantes diplomáticos tanto em Israel quanto no Sudão, ainda não chegamos a essa parte quando decidimos sobre a embaixada aqui e ali”, disse à Reuters Lior Haiat, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores que participou da delegação.
Cohen e o chefe do Conselho Soberano do Sudão, general Abdel Fattah al-Burhan, discutiram o aprofundamento da cooperação em questões militares e de segurança, bem como agricultura, energia, saúde, água e educação, informou o gabinete de Burhan.
Fonte: Yahoo!