19 abril, 2024

Últimas:

Irã condena magnata Babak Zanjani à morte por corrupção

Anúncios

O magnata iraniano Babak Zanjani foi condenado à pena de morte, acusado de corrupção e desvio de fundos, anunciou neste domingo o porta-voz da autoridade judicial, Gholamhossein Mohseni Ejeie, citado pelos meios de comunicação.

Zanjani foi detido em dezembro de 2013, acusado de ter desviado 2,8 bilhões de dólares em transações petrolíferas, burlando as sanções internacionais impostas ao Irã.

Anúncios

“Foi pronunciado o veredicto no julgamento contra Babak Zanjani e dois co-acusados foram declarados culpados de corrupção e condenados à morte”, declarou Mohseni Ejeie.

“Além disso, deverão reembolsar a Companhia Nacional iraniana de Petróleo” e pagar uma multa equivalente “a um quarto da soma da lavagem de dinheiro”, acrescentou.

Anúncios

Zanjani poderá apelar deste veredicto.

Este poderoso empresário de 41 anos é dono de várias empresas, incluindo uma companhia aérea, que foram apreendidas.

Foi preso um dia após a ordem dada pelo presidente moderado Hassan Rohani ao seu governo de lutar contra “a corrupção (…) em particular contra aqueles que tiraram proveito das sanções econômicas” contra o Irã.

Zanjani foi condenado em um julgamento público que durou vários meses, no qual explicou que sob a presidência de Mahmud Ahmadinejad o ministério do Petróleo pediu ajuda para repatriar dinheiro do petróleo vendido no exterior.

Para Teerã era difícil repatriar este dinheiro, desde que em 2012 as sanções internacionais contra o país se intensificaram devido ao seu controverso programa nuclear.

Mas após a entrada em vigor em janeiro do acordo nuclear assinado entre o Irã e as grandes potências, grande parte das sanções, sobretudo bancárias, foram levantadas.

O Tesouro americano colocou Zanjani em 2013 em sua lista negra, acusado de dirigir uma rede para vender petróleo violando as sanções contra o Irã.

A União Europeia (UE) também tomou medidas contra este empresário em 2012.

Zanjani dirigia um conglomerado de 65 empresas que lhe permitiam ganhar 7 bilhões de dólares por ano, segundo seu site.

Fonte: Yahoo!

 

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias