Homem é preso após mudar de casa e abandonar cachorro sem água e comida no interior de SP

Um homem foi preso por maus-tratos depois de deixar o cachorro dele sem água e sem comida, em Itararé (SP). O flagrante ocorreu neste domingo (3), um dia antes do Dia Mundial dos Animais, comemorado nesta segunda-feira (4).

A prisão foi feita pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé, através da equipe do Grupamento Especializado na Proteção Ambiental e Rural (GEPAR). De acordo com a GCM, os agentes foram até a casa do homem, juntamente com uma veterinária, depois de receberem denúncias.

Homem é preso após mudar de casa e abandonar cachorro sem água e comida em Itararé (Foto: ASCOM Prefeitura de Itararé/Divulgação)

Ao chegarem no local, a GCM informou que encontrou um cão de porte médio, com ferimentos no dorso, aparentemente debilitado e em situação crítica de abandono. Os agentes também constataram que o animal estava sem água, sem comida e que a casinha dele estava sem telhado.

Uma mulher que mora nos fundos da residência contou à Guarda que o proprietário se mudou do local há mais de oito dias e, desde então, não voltou para os cuidados básicos com o animal. Ela disse que, por isso, costuma colocar comida para o cachorro.

Cachorro foi encontrado em situação de maus-tratos em Itararé — Foto: ASCOM Prefeitura de Itararé/Divulgação
Cachorro foi encontrado em situação de maus-tratos em Itararé (Foto: ASCOM Prefeitura de Itararé/Divulgação)

A GCM entrou em contato com o proprietário, que compareceu ao local e foi notificado da denúncia. A veterinária expediu um laudo sobre a saúde do cachorro e o homem foi levado ao plantão policial, onde foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos.

Já o animal foi resgatado e abrigado na União Itarareense de Proteção aos Animais (Unipa). Segundo a Guarda, os moradores podem denunciar casos de maus-tratos pelo WhatsApp (15) 3531-2120 e pelos telefones 153 ou 199.

Fonte: G1

Scroll Up