23 abril, 2024

Últimas:

História e origem das mangas bufantes na moda

Anúncios

A manga bufante está voltando com tudo, principalmente, nos vestidos, mas não é uma novidade recente. Seu sucesso como tendência de roupa feminina ocorreu na década de 80. Ainda assim, ela também foi bastante vista em 1837, na Era Vitoriana.

No passado, durante o reinado da rainha Vitória, o objetivo das mangas bufantes era deixar os vestidos com um ar romântico. Nos anos 80, o estilo chamava a atenção e aparecia em várias peças. Atualmente, elas também são encontradas nas roupas de inverno e deixam o visual ainda mais elegante.

Anúncios

Surgimento na Era Renascentista

Apesar de terem aparecido mais na Era Vitoriana, quando o romantismo estava em alta, a criação das mangas bufantes data da Era Renascentista. Naquela época, elas recebiam outro nome e eram exclusivas da realeza.

Homens e mulheres usaram o estilo

Na Era Renascentista, a manga bufante não era exclusiva das mulheres. O objetivo não era deixar o visual mais feminino, mas, sim, passar a sensação de grandeza e importância. Desse modo, os homens também usavam roupas que tinham esse detalhe.

Anúncios

Exagero era o destaque das peças

Quando foram criadas, a ideia é que fossem mangas exageradas, que chamassem a atenção e destacassem a pessoa que as estivesse usando. Nos séculos XVI e XVII, isso é facilmente explicado como uma forma de destacar quem pertencia ou não à realeza.

No século XIX, na Era Vitoriana, as mangas bufantes ganharam um toque mais romântico, mas ainda eram peças exclusivas da realeza.  Foi na década de 80 que o estilo se popularizou, apesar de ainda manter os exageros. Ele deixou de aparecer apenas em vestidos e passou a estar nas roupas do dia a dia, no chamado “estilo urbano”.

Romântico e moderno na atualidade

Em 2018, as mangas bufantes voltaram a aparecer nas passarelas e seguem entre as tendências para 2021. A ideia de um visual romântico ainda persiste, mas os exageros foram deixados de lado.

O estilo ganha um toque moderno e até discreto, tudo depende da peça escolhida. O look fica com aquele ar vintage, mas leve, por isso, pode ser usado por qualquer pessoa.

Símbolo de empoderamento

Atualmente, esse estilo de mangas é exclusivo dos looks femininos, a ponto de ser considerado uma forma de empoderamento. Se, no passado, ele destacava a importância da realeza, agora, ajuda as mulheres a se sentirem poderosas e seguras de si mesmas.

Isso significa que ele deixa de ser apenas um detalhe em uma peça de roupa, tornando-se algo que ajuda a autoestima. Ainda mais pelo toque delicado da manga bufante, a mulher que a usa consegue se sentir importante e feminina.

Dicas para usar a manga bufante

Após conhecer mais sobre a manga bufante e seu significado ao longo do tempo, veja como usar peças que possuem esse detalhe. Não há restrições: todas as mulheres podem aproveitar seu ar encantador. Apenas é preciso ter alguns cuidados quanto ao volume.

Volume nos punhos

Se você tem ombros mais largos, possui o formato de corpo conhecido como triângulo invertido. Nesse caso, investir no volume nessa região não fica muito legal, mas a manga bufante nos punhos está liberada.

Volume nos ombros

A forma mais conhecida das mangas bufantes é o volume nos ombros. Ele pode ser grande, médio ou pequeno. Fica bem tanto na manga curta, quanto longa, mas é mais indicado para mulheres com o corpo em formato de triângulo.

Cuidado com acessórios

A ideia desse estilo de roupas é chamar a atenção para o que você veste. Então, é recomendado prestar atenção aos acessórios. Prefira algo mais discreto. Assim, você evita um look muito carregado.

Atenção ao restante do visual

Quem optou por uma camiseta com manga bufante deve apostar em shorts, saias e calças com corte reto e mais discreto. A regra é a mesma dos acessórios para evitar os exageros.

Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias

Últimas

Cerimônia de entrega do prêmio Japan Prize de 2024 é realizada com a presença do imperador e da imperatriz do Japão

23/04/2024

Prof. Sir Brian J. Hoskins e prof. John Michael Wallace na área de Recursos, Energia, Meio...

Categorias