24 abril, 2024

Últimas:

Henri chega à costa nordeste dos Estados Unidos; fenômeno foi rebaixado a tempestade tropical

Anúncios

O Henri chegou à costa nordeste dos Estados Unidos na tarde deste domingo (22), após ter sido rebaixado de furacão para tempestade tropical.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o fenômeno perdeu força desde que alcançou o território americano e registra agora ventos a 40 km/h. Mais cedo chegou até 70 km/h.

Anúncios

A tempestade chegou ao estado de Rhode Island, provocando ventos fortes que cortaram a energia de dezenas de milhares de casas e chuvas que causaram inundações repentinas de Nova Jersey a Massachusetts, relatou a agência de notícias Associated Press.

Socorristas trabalham para ajudar moradores de Helmetta (New Jersey), depois que fortes chuvas de Henri inundaram a área, domingo, 22 de agosto de 2021. — Foto: AP Photo/Stew Milne
Socorristas trabalham para ajudar moradores de Helmetta (New Jersey), depois que fortes chuvas de Henri inundaram a área, domingo, 22 de agosto de 2021. (Foto: Reprodução)

A empresa de energia National Grid relatou que 74 mil clientes ficaram sem energia em Rhode Island e mais de 28 mil clientes foram afetados por interrupções em Connecticut.

Anúncios

Em coletiva de imprensa neste domingo, o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o governo americano está se mobilizando para ajudar na recuperação dos estragos provocados pela tempestade, e que recursos serão enviados para as regiões afetadas para garantir comida, água e comunicação.

“Vamos restaurar o sistema elétrico o mais rápido possível. Nós estamos agindo para evitar estragos e para acelerar ajuda às comunidades de forma que eles possam se recuperar o mais rápido possível”, disse Biden.

Antes de chegar aos EUA, ondas fortes e chuva provocaram alagamentos em cidades litorâneas do sul do estado de Rhode Island, deixando algumas estradas costeiras quase intransitáveis.

Autoridades alertaram sobre o perigo de novas inundações em áreas do interior nos próximos dias.

Especialistas apontam que a principal ameaça do Henri não é o vento, e sim as inundações que podem ser causadas por chuvas fortes e prolongadas. As primeiras chuvas causadas pelo Henri nos EUA foram registradas no sábado e causaram alagamentos em pontos das cidades de Nova York, Newark e Hoboken.


Rhode Island registrou alagamentos antes do centro do Henri atingir os Estados Unidos — Foto: REUTERS/Brian Snyder
Rhode Island registrou alagamentos antes do centro do Henri atingir os Estados Unidos (Foto: Reprodução)

O fenômeno também levou à interrupção de um show no Central Park, em Nova York. O evento, que celebrava a reabertura da cidade, foi interrompido às pressas por conta do risco de raios.

Os principais aeroportos da região permaneceram abertos, mas cancelaram alguns voos neste domingo. O sistema de trens de Nova York teve a operação parcialmente suspensa.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Mãe e filho suspeitos de duplo assassinato em Mato Grosso se entregam à polícia

24/04/2024

Anúncios A pecuarista Inês Gemilaki e o filho dela, o médico Bruno Gemilaki Dal Poz, apontados...

Categorias