16 abril, 2024

Últimas:

HC de Botucatu é destaque em transplante renal do interior de SP

Anúncios

Considerado um dos melhores do Brasil, o Serviço de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conquistou, no último dia 24 de setembro, pela primeira vez, o prêmio da Secretaria de Estado da Saúde “Destaque em Transplantes e Captação” na modalidade de Transplante Renal.

Comparado aos demais centros de transplantes renais do interior do Estado de SP, o HCFMB está em primeiro lugar seguido da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e logo após os hospitais de São José do Rio Preto, Marília, e Ribeirão Preto.

Anúncios

Existente desde 1987, o Serviço de Transplante Renal do HCFMB teve um aumento progressivo no número de transplantes renais culminando até setembro de 2015 com 1000 transplantes renais, sendo uma média de 100 transplantes renais/ano nos últimos três anos. Em 2012, foram realizados 93 transplantes renais (fonte: RBT 2012). Em 2013, foram realizados 106 transplantes; em 2014 foram 119 transplantes e em 2015 mais de 120 até o momento.

A equipe de Cirurgia é chefiada pelo médico responsável Dr. Aparecido Donizete Agostinho, já o Serviço de Transplante Renal é coordenado pelo nefrologista Dr. Luís Gustavo Modelli de Andrade. “Devido à crescente demanda por transplantes e os resultados progressivamente melhores do nosso Centro, o HCFMB tornou-se referência em transplante renal e pâncreas-rim no interior do Estado de São Paulo”, relata Dr. Luiz Gustavo Modelli de Andrade.

Anúncios

Hoje, o Serviço de Transplante Renal do HCFMB tem a maior lista de espera do interior paulista com 400 pacientes (fonte: secretaria de saúde de São Paulo, www.saude.sp.gov.br/transplante) e serve de referência para 10 Unidades de Diálises. São acompanhados em ambulatório cerca de 650 pacientes provenientes de 123 diferentes cidades do interior.

Transplante Renal HCFMB

O programa expandiu-se para a realização de transplantes de pâncreas-rim e fígado ainda em forma inicial a partir do ano de 2011. Em 2012, foram realizados quatro transplantes combinados de pâncreas-rim (Prêmio destaque do semestre pela Secretaria de Saúde de São Paulo), dois transplantes de fígado e 93 transplantes renais (RBT 2012). O número de transplantes renais e pâncreas-rim foi o maior do interior de São Paulo. Atualmente, o HCFMB está reestruturando o programa de transplante de fígado.

Insuficiência Renal

O número de casos de insuficiência renal dobrou no Brasil. Aproximadamente 13 milhões de brasileiros apresentam algum grau de deficiência no órgão, segundo o mais recente levantamento da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

O número é duas vezes maior do que há dez anos. Desse total, 95 mil estão em estágio grave, dependendo de hemodiálise ou na fila do transplante, e os casos vêm crescendo a de 10% ao ano.

Fonte:4 toques

Últimas

Experian é nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Enterprise Fraud Solutions 2024 Vendor Assessment

16/04/2024

Anúncios A Experian anunciou que foi nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Enterprise Fraud Solutions 2024...

Categorias