26 abril, 2024

Últimas:

HC de Bauru recebe primeiros pacientes e começa a atender casos de Covid-19

Anúncios

Após uma espera de 40 dias desde que foi anunciado, o Hospital das Clínicas de Bauru (SP) começou a funcionar nesta terça-feira (26) para atender pacientes com a Covid-19.

A unidade é ligada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mas funcionará como uma espécie de extensão do Hospital Estadual de Bauru (HEB) para os casos mais simples de pessoas atingidas pelo coronavírus.

Anúncios

No total, serão 40 leitos disponíveis para receber casos de baixa e média complexidade da Covid-19 de 38 municípios da região.

A ideia é desafogar a enfermaria do Hospital Estadual, que a unidade de referência na região para a doença. Seis pacientes já foram transferidos do HE para o HC na tarde desta terça-feira.

Anúncios

O convênio com o governo do estado tem prazo de cinco meses para uso exclusivo de pacientes com a doença. O investimento inicial foi de cerca de R$ 3 milhões.

“Aqui não vai ter pronto-atendimento ou pronto-socorro, só virá para cá o paciente referenciado, ou seja, que já passou por um serviço como o do Estadual, e a CROS [central de regulação estadual] é que fará o encaminhamento de pacientes dos 38 municípios da região”, explicou Antônio Rúgulo Júnior, diretor da Famesp, entidade que vai administrar o convênio

HC de Bauru contará com 40 leitos distribuídos em dois andares, exclusivos para casos de coronavírus de 38 cidades da região — Foto: TV TEM/Reprodução
HC de Bauru contará com 40 leitos distribuídos em dois andares, exclusivos para casos de coronavírus de 38 cidades da região (Fotos: TV TEM/Reprodução)

O atendimento dos casos de Covid-19 será realizado no quarto e quinto andares do HC, instalados no local conhecido como “prédio do Centrinho”, e 120 profissionais da saúde foram contratados, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Os pacientes serão encaminhados a partir do Hospital Estadual, onde passam pelo primeiro atendimento. Se a doença for diagnosticada, e com baixo risco de complicações, ocorre a transferência para o HC.

Segundo a diretora do HEB, Deborah Rosa, os novos leitos do HC vão desafogar os 31 leitos da enfermaria do Estadual, que está com alta taxa de ocupação.

“Os pacientes de Covid-19 precisam de avaliação inicial com exame como tomografia, e o HC não dispõe dessa tecnologia de diagnóstico no momento. Por isso eles passam pelo Estadual e, se estiverem estáveis para internação em enfermaria, eles são transferidos para o HC”, explica a diretora do HE.

Mais leitos na região

Também começou a funcionar nesta terça-feira o hospital de campanha de Assis. A unidade vai atender pacientes da cidade e de outros 12 municípios vizinhos.

Serão 32 leitos para atender pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença, também de baixa e média complexidade.

Hospital de campanha de Assis começa a tender pacientes de Covid-19 — Foto: TV TEM/Reprodução
Hospital de campanha de Assis começa a tender pacientes de Covid-19 (Foto: TV TEM/Reprodução)

O hospital de campanha tem dois consultórios médicos, farmácia e uma semi-UTI com respiradores para estabilizar pacientes que tiverem crises respiratórias.

A gestão do hospital de campanha é feita pela Fundação Educacional do Município de Assis (Fema), que treinou os 69 profissionais de saúde para trabalharem no local

“Aqui não é um hospital de porta aberta, é fechado, e os pacientes são direcionados pela UPA, com todas as características de Covid-19. Se forem sintomas leves, vai para isolamento domiciliar; casos médios, vêm para cá, e os caso mais graves seguem para a rede de hospitais de referência”, informa Arildo de Almeida, presidente da Fema.

Hospital de campanha terá uma semi-UTI com respiradores para estabilizar pacientes que tiverem crises respiratórias — Foto: TV TEM/Reprodução
Hospital de campanha terá uma semi-UTI com respiradores para estabilizar pacientes que tiverem crises respiratórias (Foto: TV TEM/Reprodução)

Fonte: G1

Últimas

 O lançamento global de ESG da Autel Energy é um sucesso: Cerca de 5.000 árvores plantadas na iniciativa inaugural de plantio de árvores da EVergreen

26/04/2024

Anúncios A Autel Energy, líder em fornecimento de soluções e serviços de carregamento de veículos elétricos...

Categorias