27 abril, 2024

Últimas:

Hamilton é pole no GP do Canadá. Massa é 8º

Anúncios

O início do treino classificatório deste sábado para o GP do Canadá parecia até corrida, com Sebastian Vettel tentando ultrapassar Lewis Hamilton logo nos primeiros minutos do Q1. Mas “na hora do vamos ver”, o alemão deu o máximo com a Ferrari, mas não foi capaz de desbancar os carros da Mercedes. Vice-líder do campeonato, Lewis Hamilton fez uma assombrosa volta de 1m12s812 e garantiu sua quarta pole position no ano, a 53ª na carreira, sua quinta no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. Sob pressão, o líder do campeonato Nico Rosberg foi tentar superar seu companheiro no fim, mas errou e ficou em segundo, com 1m12s874. Vettel até que chegou perto, mas acabou em terceiro depois de anotar 1m12s990. Depois de dar indícios que poderia ameaçar a soberania das Flechas de Prata em 2016, a RBR apenas completou o top 5, com Daniel Ricciardo seguido de Max Verstappen.

Sem contar com um carro 100%, em razão da batida na sexta-feira, Felipe Massa terminou com a oitava colocação e a marca de 1m13s769, logo atrás do parceiro de Williams, Valtteri Bottas. Felipe Nasr, eliminado ainda no Q1, largará da 20ª colocação, já que Kevin Magnussen (Renault) terá que começar dos boxes, e seu companheiro Sauber, Marcus Ericsson, larga em último em função da punição de três posições no grid que recebeu após o incidente de Mônaco, com o próprio Nasr.

Anúncios

Q1 – 18 MINUTOS / 6 PILOTOS ELIMINADOS

Nico Rosberg foi o mais rápido na primeira parte do treino, com 1m13s714, com Daniel Ricciardo em segundo, a 0s211, e Sebastian Vettel, em terceiro, a 0s316. Como Kevin Magnussen bateu no 3º treino livre e sequer participou do classificatório, apenas cinco pilotos foram eliminados. Rio Haryanto (Manor), com o pior tempo do Q1, foi o primeiro a rodar, literal e metaforicamente, após sair de traseira e bater no muro. Felipe Nasr foi o segundo mais lento, a 1s  do companheiro Marcus Ericsson, e outro a deixar o treino ainda no Q1. Jolyon Palmer e Pascal Wehrlein também foram eliminados.

Anúncios

Eliminados no Q1:

Jolyon Palmer (Renault)

Pascal Werhlein (Manor)

Marcus Ericsson (Sauber) 3 posições

Felipe Nasr (Sauber)

Rio Haryanto (Manor)

Kevin Magnussen (Sauber) – larga dos boxes

Q2 – 15 MINUTOS / 6 PILOTOS ELIMINADOS

O Q2 mal havia começado e o “Muro dos Campeões” fez sua primeira vítima do fim de semana: Carlos Sainz. O espanhol tocou de leve na parede após a chicane, mas o suficiente para destruir a suspensão da STR e fazer o carro ir se arrastando até a linha de chegada, provocando uma bandeira vermelha. Com isso, Sainz foi o primeiro a ser eliminado, ficando com o 16º lugar no grid. Junto com o piloto da STR, também deram adeus no Q2: Romain Grosjean, Esteban Gutiérrez, Daniil Kvyat, Jenson Button e Sergio Pérez. Destaque para Fernando Alonso que, no apagar das luzes, conseguiu avançar ao Q3. Desta vez, em contraste com o Q1, Hamilton foi o mais rápido, com 1m13s076, seguido de pertinho por Rosberg 1m13s094 e com Ricciardo um pouco mais distante, com 1m13s540.

Eliminados no Q2:

Sergio Pérez (Force India)

Jenson Button (McLaren)

Daniil Kvyat (STR)

Esteban Gutiérrez (Haas)

Romain Grosjean (Haas)

Carlos Sainz (STR)

Q3 – 12 MINUTOS / 10 PILOTOS DISPUTAM A POLE

Inspirado, Lewis Hamilton fez uma volta irretocável logo nos primeiros minutos de Q3. Com 1m12s812, o britânico não deu chance aos rivais. Nico Rosberg bem que tentou, mas ficou a 0s062 do companheiro. Na sua última tentativa, com a faca nos dentes e sob grande pressão, o alemão errou logo na primeira curva e abortou a volta. Nos instantes finais, Sebastian Vettel ainda conseguiu arrancar uma boa volta para garantir a terceira colocação no grid de largada, com 1m12s990. A RBR não conseguiu repetir as boas atuações das etapas anteriores. Daniel Ricciardo ficou com o quarto melhor tempo, com a marca de 1m13s166, enquanto Max Verstappen foi o quinto, ao anotar 1m13s414. Kimi Raikkonen, com uma atuação discreta, ficou em sexto, seguido por Valtteri Bottas, o sétimo. Ao errar sua única tentativa de volta rápida, Massa foi o oitavo mais rápido. Nico Hulkenberg ficou com a nona colocação, enquanto Fernando Alonso assegurou o décimo lugar para a McLaren que, aos poucos, vem demonstrando evolução.

GRID DE LARGADA PARA O GP DO CANADÁ:

Daniil Kvyat (STR) e Marcus Ericsson (Sauber) perdem três posições no grid de largada por batidas provocadas no GP de Mônaco. Kevin Magnussen (Renault) larga dos boxes.
Daniil Kvyat (STR) e Marcus Ericsson (Sauber) perdem três posições no grid de largada por batidas provocadas no GP de Mônaco. Kevin Magnussen (Renault) larga dos boxes.

Fonte: G1

Últimas

Botucatu: Obituário 27 de abril de 2024

27/04/2024

Anúncios Alício Moreira – 71 anos Sepultamento Cemitério Portal das Cruzes 28/04/24 às 10h30 Velório Complexo...

Categorias