02 maio, 2024

Últimas:

Guaros-VEN supera desfalcado Bauru e é campeão da Liga das Américas

Anúncios

Jogar sem dois titulares, um reserva importante e ainda diante de 10 mil torcedores. Essa mistura fez com que o Bauru não resistisse ao Guaros de Lara-VEN, na noite deste sábado, mesmo com um jogo cerebral dos brasileiros. Os venezuelanos venceram o duelo apenas no fim por 79 a 84, e faturaram o título da Liga das Américas pela primeira vez. A conquista significa uma quebra na hegemonia brasileira, que havia levado as últimas três Ligas com Pinheiros, Flamengo e o próprio Bauru na sequência.

O Final Four da competição foi disputada em Barquisimeto, a 350km de Caracas. Com a vitória, o Guaros vai disputar a Copa Intercontinental diante do campeão da Euroliga. O Bauru fica com o vice. Na decisão do terceiro lugar, o Mogi das Cruzes bateu o Flamengo e conquistou o bronze.

Anúncios

Jogando em casa as três fases da competição, o Guaros baseou-se na boa atuação do quinteto titular e no destaque final de Taylor e Wilkins, que terminaram com 18 e 20 pontos respectivamente. Pelo Bauru, Murilo fez 19 pontos e Alex, jogando de armador, quase chegou ao duplo-duplo: 18 pontos e nove rebotes.

A decisão

Anúncios

O primeiro ataque do Bauru já deu mostras do que seria a decisão, com a defesa do Guaros apertando. Léo Meindl tentou a bandeja, mas levou um toco de Echenique. A experiência de Alex entrou no jogo, o que deu mais tranquilidade ao time brasileiro. Jogando com uma defesa sem pressão, os bauruenses confundiram o ataque do Guaros, que parecia se preocupar mais com a arbitragem, do que com o rival brasileiro: 23 a 16 no primeiro período.  

O segundo quarto foi de altos e baixos. Guiados por Graham, os venezuelanos cortaram a diferença do Bauru, que cometeu alguns erros bobos no ataque. Mas depois de um pedido de tempo de Demétrius, os brasileiros voltaram a apresentar um bom basquete. O jogo voltou a virar, inclusive no placar, quando Graham marcou mais uma de três pontos, deixando o jogo em 30 a 31. Echenique enterrou, mas Alex firmou o empate no primeiro tempo: 33 a 33.

Wilkins abriu o terceiro período dando a liderança para o Guaros em um chute de três pontos. Para o quarto, Demétrius optou por recolocar o quinteto titular, mas tirou Murilo, que cometeu a terceira falta logo depois. A equipe da Venezuela se aproveitou e conseguiu abrir uma diferença de sete pontos a quatro minutos do fim da parcial. A equipe da casa manteve-se à frente segurando o Bauru com faltas, mas o representante do Brasil conseguiu diminuir o prejuízo e ir vivo ao último quarto: 57 a 59.

Um air ball seguido de uma cesta de três de Jefferson fez com que o Bauru assumisse a liderança no começo do último período, que seguiu com um jogo extremamente nervoso. A equipe brasileira liderou por um bom tempo, mas o pivô Wilkins reagiu do outro lado, forçando o jogo sobre Alex. 

A cinco minutos do fim, o Guaros começou a sustentar uma liderança curta, de apenas uma posse de bola. A dois minutos, Bauru teve a posse, mas Day desperdiçou. Do outro lado, Wilkins seguiu castigando a defesa bauruense, assim como Taylor, que na largadinha deixou a equipe da Venezuela com cinco de vantagem. Os bauruenses até tentaram usar as faltas, mas o título ficou mesmo na Venezuela: 79 a 84.

Fonte: G1

Últimas

Onda de calor e tempo seco persistem em Botucatu no início de maio

01/05/2024

Anúncios Botucatu, assim como outras cidades do Brasil, estão sob o domínio de uma intensa massa...

Categorias