23 abril, 2024

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Greve dos bancários completa uma semana nesta 3ª feira e afeta clientes em Botucatu

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Nesta terça-feira (13) fez uma semana de paralisação dos bancários. Em Botucatu  todas as 23 agências aderiram à greve. Muitos serviços são feitos nos caixas automáticos ou até mesmo pelo celular, mas apesar de todo avanço da tecnologia existem serviços que só são feitos diretamente com os funcionários e estão prejudicando os clientes.  

A aposentada Olivani Santos Souza precisou fazer um empréstimo porque a filha dela perdeu o cartão e não consegue receber o pagamento. “Agora eu vou pagar um juro enorme, sem merecer. Com essa greve que prejudica quem não merece.”

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Já a pensionista Therezinha Borba ficou enrolada por causa de uma aplicação financeira. “Diz que tem que ser pela internet. Agora ele me forneceu uma senha eletrônica, eu tenho que ir pra casa, tentar fazer pela internet e se eu não conseguir, voltar falar com ele. É uma dificuldade que estressa a gente.”

Reivindicações
Os bancários ligados ao Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP-Conlutas reivindicam o reajuste salarial de 28,33%, participação de 25% de lucro, plano de cargos, carreiras e salários, fim das metas impostas aos funcionários e fim das demissões imotivadas, além de mais contratações.

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Já o Sindicato dos Bancários de Marília, que atende 17 cidades da região, segue a reivindicação nacional e pede um aumento de salário de quase 15%.

Propostas nacionais
No dia 29 de agosto, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) propôs um reajuste salarial de 6,5% nos salários dos funcionários e abono de R$ 3 mil. Segundo o sindicato da categoria, o valor não cobre a inflação e reduz os salários em 2,80%.

Também não foram atendidas as reivindicações pela participação nos lucros e resultados (PLR) linear e pelo fim das metas e demissões imotivadas, além do plano de cargos e salários em bancos privados, obrigatoriedade de instalação de portas giratórias e ampliação do auxílio-educação e do vale-cultura.

Atendimento durante a paralisação
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.

Fonte: G1

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